30/05/2023
Reunião da Frente Nacional de Assistentes Sociais na Luta Antirracista aconteceu no último sábado (27/5)
por Imprensa CRESSRS
A Reunião da Frente Nacional de Assistentes Sociais na Luta Antirracista aconteceu no último sábado (27/5), das 9h ao meio dia, de forma remota, com representação da vice-presidente do CRESSRS, Ana Lúcia Magalhães, da conselheira Aline Escobar e da Assessora Técnica do CRESSRS, Greice Cavalheiro. O encontro reuniu pessoas de diferentes regiões do País e reforçou a Carta de Princípios da Frente Nacional de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, publicada pelo CFESS.
Esta carta foi baseada no Código de Ética profissional (1993) e nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996, e compreende o racismo como estrutural e estruturante das relações sociais. Por isso, a tarefa dessa frente é assumir esses princípios como base da atuação dos profissionais nos diferentes espaços, que tem o antirracismo como política de posto de comando.
Nesse sentido, a carta aponta: a) compreender o racismo numa perspectiva crítica, de totalidade e como base fundante/estrutural das relações sociais, históricas, culturais, políticas e econômicas; b) defesa do projeto ético político do Serviço Social como uma direção antirracista, conforme orientam os princípios do código de ética de 1993 e das Diretrizes Curriculares da ABEPSS; c) articulação com as entidades da categoria (ABEPSS, Conjunto CFESS/CRESS e ENESSO), movimentos sociais e movimentos negros na perspectiva de construção de uma direção antirracista.
Para a efetivação dessas diretrizes, está apontado na carta as seguintes tarefas: a) Atuar dentro do Serviço Social brasileiro para ampliação e fortalecimento do debate étnico-racial, tanto no campo da formação (graduação e pós graduação) quanto no exercício profissional; b) Fortalecer a continuidade da articulação com o Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO, para consolidação do debate étnico-racial, nas suas instâncias deliberativas e organizativas, como a construção e ampliação dos subsídios, normativas e transversalização nos GTP’s da ABEPSS; c) Articulação de Grupos de Trabalho (GTs), com a participação dos membros de forma rotativa, para garantir os encaminhamentos da frente e a articulação com as entidades da categoria, movimentos sociais e movimentos negros.
Além da atuação pela Frente Nacional de Assistentes Sociais na Luta Antirracista, o CRESSRS convite todas/os interessado/as a participar do Comitê Gaúcho de Assistentes Sociais na Luta Antirracista, quarta-feira (07/06), às 20h, pelo Google Meet. As inscrições podem ser feitas pelo link na Bio do Instagram. O Comitê terá como pauta a apresentação da nova gestão; planejamento; repasse da participação na reunião da Frente Nacional Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.
Leia aqui a Carta de Princípios da Frente Nacional de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo
Foto: Divulgação