11/07/2018
Módulo II da oficina ocorreu dias 6 e 7, na sede do CRESSRS, com público diversificado. Reuniu membros de Unidades de Formação Acadêmica, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, supervisores/as acadêmicos e de campo, residentes em saúde e preceptores/as.
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
Chegou ao fim, com avaliação positiva, a quarta edição da Oficina Regional ABEPSS Itinerante. A atividade de educação permanente foi viabilizada pela parceria entre a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESSRS e trouxe o tema "Fundamentos do Serviço Social: as atribuições e competências profissionais em debate". O módulo II ocorreu nos últimos dias 6 e 7, na sede do CRESSRS, encerrando o ciclo iniciado com o Módulo I, nos dias 15 e 16 de junho de 2018. O evento reuniu um público diverso, tendo participação média de 30 pessoas por etapa. Compareceram membros de Unidades de Formação Acadêmica (UFAs) com oferta do Curso de Serviço Social, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, supervisores/as acadêmicos e de campo, residentes em saúde e preceptores/as.
O encontro possibilitou a construção de um panorama das questões emergentes no âmbito da formação e do trabalho e que precisam ser enfrentadas de forma coletiva pela categoria, através da retomada da perspectiva crítica e dos fundamentos da profissão. Para isso, o debate foi sustentado por dados da realidade, a partir de extratos de denúncias acompanhadas pela fiscalização do CRESSRS. “A reflexão sobre as atribuições e competências profissionais à luz dos fundamentos do Serviço Social, no atual contexto de precarização das condições de trabalho dos/as assistentes sociais, foi conteúdo central nos dois módulos”, sintetizou a professora Drª Thaísa Closs, que atuou como facilitadora durante a quarta edição da oficina. Closs alertou: “essa articulação é essencial, já que muitas vezes observamos uma lógica pragmática no desenvolvimento das competências profissionais, centradas nas demandas das instituições e dos empregadores sem o necessário reconhecimento da direção social crítica da profissão”.
O contexto identificado a partir das trocas entre os/as participantes é preocupante. Segundo a coordenadora da Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESSRS, Loiva Mara de Oliveira Machado “percebeu-se um cenário de adoecimento dos trabalhadores/as, de precarização dos espaços de trabalho, de assédio moral e de pressão institucional”. Machado acrescentou que também os/as assistentes sociais atuantes na docência vêm sendo afetados por esse cenário. Nesse sentido, a ABEPSS Itinerante desempenha um papel importante enquanto estratégia para a materialização do Plano de Lutas em Defesa da Formação e do Trabalho Profissional de Qualidade, reafirmado pelas instâncias político-organizativas da categoria – além do conjunto CFESS-CRESS e da ABEPSS, a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e o Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social.
A vice-presidente da ABEPSS Regional Sul I, Vânia Maria Manfroi, fez um resumo final da atividade através de um balanço otimista: “a oficina atendeu a todas as expectativas”. Manfroi ressaltou a qualidade dos conteúdos abordados, que propiciaram o aprofundamento dos debates acerca da relação entre os fundamentos do Serviço Social e as atribuições e competências profissionais; e a grande interação entre os/as participantes, decorrente da metodologia participativa criada coletivamente e aplicada pela facilitadora Closs. Entre os pontos a serem melhorados nas próximas edições da ABEPSS Itinerante, Manfroi problematizou a pequena participação dos/as estudantes de graduação, na comparação com outros segmentos.
Como encaminhamentos e objetivando dar continuidade aos debates e construções coletivas da ABEPSS Itinerante, outras agendas foram firmadas entre as entidades representadas ao longo do evento. Entre elas: o Encontro Estadual do Fórum de Supervisão de Estágios, previsto para outubro deste ano, na cidade de Pelotas; As ações de educação permanente promovidas pelo CRESSRS junto aos seus Núcleos de Base por todo o estado e que seguirão em andamento; além dos encontros estudantis que ocorrerão na Região Sul no próximo semestre. Também as ferramentas de comunicação do CRESSRS deverão ser trabalhadas para colocar a temática dos Fundamentos do Serviço Social em evidência junto à categoria, utilizando-se de diferentes formatos/tecnologias para levar informações a um número sempre maior de assistentes sociais.