Após uma pequena pausa, devido às agendas do CRESS, nesta quarta, dia 11, ocorreu mais uma edição do "Assistente Social Conversando com Assistente Social", que teve como proposta o tema da Ética e Direitos Humanos. Trata-se de um dos eixos de discussão dos Encontros Descentralizado e Nacional do Conjunto CFESS/CRESS e, portanto, em que há bastante demanda de questões que perpassam pelo dia-a-dia do Serviço Social. Existe, inclusive, uma Comissão de Ética e Direitos Humanos no CRESS/RS, mas que está inativa desde a gestão passada. "Existe uma preocupação muito grande por parte da atual gestão em reativar esta comissão, entretanto não há profissionais disponíveis no momento para desencadear as discussões. Assim surgiu a ideia de pautar o tema neste espaço para que a categoria possa trazer suas sugestões e nos ajudar a reabilitar esta comissão", explicou a conselheira Sônia Almeida.
Uma das questões propostas pelos participantes veio da assistente social da Secretaria da Justiça e dos Direitos HUmanos (SJDH) do Governo do Estado Iaraí Strossi. Ela revelou que está disponível no site da secretaria uma minuta de projeto de lei que institui o Conselho Estadual dos Direitos Humanos. "É preciso que os/as assistentes sociais conheçam este documento e enviem suas sugestões para a Secretaria, pois este novo conselho vai ser importante em todas as políticas públicas", lembrou ela. O documento pode ser consultado no site www.sjdh.rs.gov.br, no link SJDH Pergunta, onde há um email para interação.
Outra questão levantada por Iaraí foi o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinappir), que está em fase de adesão no Estado por parte da SJDH e que está previsto no Estatuto da Igualdade Racial. "A categoria precisa conhecer este Sistema e saber como pode estar inserida neste processo", destacou ela. O documento pode ser acessado na página da SJDH e demais leis e programas sobre o tema estão no site www.seppir.gov.br, da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial do Governo Federal.
Agora, as discussões levantadas neste encontro serão levadas à reunião de Diretoria e, no próximo , será discutida a reativação da Comissão de Ética e Direitos Humanos. Os/as assistentes sociais que tiverem interesse em participar deste espaço ou que tenham demandas a respeito do tema, já estão convidadas/os a participar da próxima edição, que será no dia 29 de agosto, às 18h30.
Por Vanessa Martins MTB 11584
Assessora de Comunicação CRESS