29/11/2016
O lançamento será na segunda-feira, dia 5 de dezembro, das 17h às 19h, no Salão Esmeralda, do Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP), durante a realização do ENPESS.
por Assessoria de Comunicação do CRESS
A ABEPSS – SUL I, ENESSO Regional IV e as Comissões ou Câmaras Técnicas de Formação e Trabalho Profissional dos três CRESS da Região Sul convidam para lançamento do Livro: “Formação e Trabalho em Serviço Social: Desafios, Resistências e Sonhos marcando coletivamente a história do sul brasileiro.”
A militância nas instâncias representativas da categoria dos Assistentes Sociais ao mesmo tempo ‘faz parte’ e ‘se constitui’ de aprendizados e amadurecimentos, mas também da impressão das marcas particulares de cada militante no processo de construção da identidade coletiva de cada instância e entidade representativa. A impressão destas marcas particulares no coletivo, através das contribuições dos sujeitos singulares ao processo, é que vai formando a história profissional, universalizando nossos traços, de forma a confluir na construção de um projeto profissional hegemônico, que carinhosamente denominamos de Projeto Ético Político profissional.
Neste processo de construção coletiva, geralmente são feitas poucas paradas para tomar fôlego e registrar a trajetória histórica de lutas na profissão. Isto faz com que muitas das nossas experiências junto às entidades da categoria que, por certo, são coletivas acabam se perdendo na memória individual daqueles que viveram a militância em momentos particulares.
Considerando isto, o livro resgata a memória sobre a formação e trabalho profissional nestes tempos de ameaças aos direitos, à direção ético-política hegemônica na profissão e à formação e trabalho profissionais com qualidade, configurando-se como uma dentre as estratégias políticas mais importantes para resistir às investidas do projeto capitalista burguês.
O coletivo de autores composto pela ABEPSS – SUL I, ENESSO Regional IV e Comissões ou Câmaras Técnicas de Formação dos três CRESS da Região Sul reflete, discute e escreve sobre os processos de militância nas entidades, em seus desafios e avanços, acreditando que, se as lutas são coletivas nestes tempos de resistência, também são coletivos os sonhos, a garra e a ousadia!
Foto: Arte: Aiman Braga