APURAÇÃO (07/4) - No dia 7 de abril foi realizada a apuração dos votos presenciais e por correspondência no CRESS/RS. O quórum foi alcançado e as chapas únicas do CRESS/RS-sede, Seccional de Caxias do Sul, Seccional de Pelotas e CFESS foram eleitas. As gestões vão até 2017 e a posse das novas diretorias acontecerá no dia 16 de maio.
--------------------------------------------------------------------
VOTAÇÃO (21/3) - Hoje foi um dia especial para o CRESS/RS e suas Seccionais. Assistentes sociais de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas estiveram mobilizados para eleger os colegas que vão assumir a gestão do Conselho nos próximos 3 anos.
O movimento foi intenso desde às 9 horas da manhã. A assistente social Maristela Costa de Oliveira, da Secretaria Estadual de Saúde, foi uma das primeiras a chegar. "Participar desta votação é fortalecer o exercício profissional e um gesto de cidadania. O que pregamos para os nossos usuários precisamos seguir também", comentou. Portadora do registro de número 278, a assistente social Jenny Salles de Abreu fez questão de comparecer com a carteira em punho. "Temos que exercer nossa cidadania e dar o exemplo, pois somos inspiradores e modificadores da realidade", disse ela, que formou-se em 1967.
A votação seguiu tranquila durante todo o dia, porém o quórum mínimo necessário para validar a eleição ainda precisa ser atingido, com a contagem dos votos por correspondência, segundo a avaliação do presidente da Comissão Eleitoral Sérgio Antônio Carlos. "Os votos por correspondência serão computados juntamente com os das urnas. A data da apuração foi prorrogada devido à greve dos trabalhadores dos Correios e será realizada no dia 7 de abril, após às 18 horas".
Em Caxias do Sul foram 51 votos presenciais e 23 por correspondência; em Pelotas, 59 presenciais e 25 por correspondência e, em Porto Alegre, 166 presenciais e 300 por correspondência. É importante salientar que a correspondência precisar ter o carimbo dos Correios até 06/04. Fora dela não será computado.
O presidente da chapa que concorre à sede do CRESS/RS "O CRESS Somos Todos Nós" Alberto Terres está satisfeito com o processo eleitoral. "Encerramos uma etapa muito importante, em que tivemos momentos de troca de conhecimentos e experiências com a categoria. Conseguimos visitar muitas cidades como Erechim, Passo fundo, Pelotas, Novo hamburgo, Santa Maria, Cachoeira do Sul, e esta será a característica da nova gestão: interiorização, na busca de aproximação e participação dos/as colegas. Queremos um espaço de construção coletiva, por isso nosso lema é "o CRESS somos todos nós", avaliou ele.
Por Vanessa Martins
Assessora de Comunicação