09/07/2018
Destaque para os novos GTs Serviço Social nas lutas, Movimentos Sociais e Diversidades e Direito à Cidade em Meio Urbano e Rural, que se reunirão conjuntamente, no dia 12. Saiba mais sobre estes espaços de discussão.
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
Devido a uma série de encontros que ocorrerá nesse mês de julho, a agenda dos Grupos de Trabalho (GTs) e Comissões Temáticas do CRESSRS está com o tempo apertado. A proximidade do 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS – que acontecerá em Porto Alegre, no mês de setembro – acarretará na realização, nos dias 13 e 14, em Porto Alegre, do Encontro Local preparatório e, nos dias 26, 27 e 28, do Encontro Descentralizado da Região Sul, em Curitiba. Ainda assim, importantes reuniões estão previstas para as próximas semanas, na sede do CRESSRS. Confira a programação e agende-se!
Os novos GTs Serviço Social nas lutas, Movimentos Sociais e Diversidades e Direito à Cidade em Meio Urbano e Rural se reunirão conjuntamente, no dia 12, a partir das 17 horas. Os temas abordados nesses dois grupos estiveram em evidência durante o 12º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais, dentro do Seminário Estadual Temático da Comissão de Ética e Direitos Humanos. Passado o 12º EGAS, as principais pautas são a avaliação do Seminário Estadual e o planejamento para o próximo semestre. A reunião integrada tem a finalidade de “ampliar e fortalecer os debates da categoria em torno destas temáticas que estão presentes nas bandeiras de lutas do conjunto CFESS/CRESS e vão ao encontro do Projeto Ético Político da profissão”, explica a conselheira e coordenadora do GT Direito à Cidade em Meio Urbano e Rural, Jéssika Ferreira de Lima.
Também no dia 12, a partir das 16 horas, a Comissão de Ética e Direitos Humanos realizará seu encontro com o tema: “Resistência frente às violações de direitos para infâncias e adolescências: o Projeto de Lei do Estatuto da Adoção em Pauta". Na ocasião, terá continuidade o debate iniciado na reunião do mês de junho (realizada no último dia 14), quando a categoria aprofundou as discussões acerca do Projeto de Lei do Estatuto da Adoção e decidiu manifestar-se publicamente através da uma nota de repúdio. O documento está em processo de construção e será finalizado durante a reunião. Além disso, o CRESSRS, em parceria com Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) e o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP/RS) formalizou pedido de audiência pública à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALERGS) para discutir o projeto com a sociedade civil. A solicitação foi atendida e a audiência está marcada para 13 de agosto (confira o convite publicado pela ALERGS). Dessa forma, a reunião será uma oportunidade para a categoria preparar-se para a audiência.
No dia 13, às 14 horas, será a vez da reunião da Comissão de Formação e Trabalho Profissional que, entre outros assuntos, vem se dedicando à construção do Encontro Estadual do Fórum de Supervisão de Estágios, previsto para o mês outubro, na cidade de Pelotas/RS. Representantes de entidades como a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), além de unidades de ensino, têm participado deste espaço. Os encontros finais ficarão por conta da Comissão de Comunicação, no dia 19, às 16 horas; e da Comissão de Seguridade Social, no dia 20, às 14 horas, seguindo no formato ampliado que unifica os GTs de Serviço Social na Saúde, na Previdência Social, na Assistência Social e na Educação.
Profissionais e estudantes de Serviço Social estão convidados/as a somar-se nesta construção coletiva. Os GTs e Comissões Temáticas são abertos à participação, não demandam inscrição prévia e não têm custo. Programe-se! A agenda do CRESSRS está disponível em seu site institucional, agora na modalidade Agenda Google. A ferramenta foi incorporada para facilitar a visualização e organização. Acesse e confira!
Abaixo, mais informações sobre os novos GTs do CRESSRS.
GT Serviço Social nas lutas, movimentos sociais e diversidades
É um espaço aberto de diálogo, junto à categoria e movimentos sociais da classe trabalhadora, que busca nas experiências e vivencias coletivas, contextualizadas nas bandeiras de lutas do conjunto CFESS/CRESS, forjar estratégias de luta e resistência de acordo com nosso projeto ético político, na defesa intransigente dos direitos humanos em respeito às diversidades, contextualizado na luta de classes.
GT Direito à Cidade em Meio Urbano e Rural
É um espaço de debate sobre temas como a questão socioambiental, urbana e rural, ambiente e acessibilidade, o processo de higienização e gentrificação das cidades, apresentando um contraponto entre o projeto societário e o modelo de desenvolvimento vigente. Busca estratégias aos desafios cotidianos, as quais perpassam os diversos espaços sócio ocupacionais e que estão intimamente ligadas ao Projeto Ético Político da categoria.