30/01/2023
Leia a manifestação do CRESSRS
por CRESSRS
O dia 29 de janeiro celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans, o que materializa uma luta cotidiana pela conscientização, reconhecimento e defesa dos direitos das pessoas trans e travestis.
Engajar-se na luta da comunidade Trans, para as/os assistentes sociais, compreende um compromisso ético profissional no combate a qualquer forma de opressão e discriminação, bem como congrega uma de nossas bandeiras de luta do conjunto CFESS/CRESS.
É importante que os/as assistentes sociais saibam que o Brasil é um dos países com maior índice de morte de pessoas trans e travestis, ocupando, este ano (2023), a 14° posição no ranking mundial. Diante disso, o CRESSRS convida a categoria a aprofundar o debate, conhecendo as publicações do CFESS e suas respectivas Resoluções, promovendo assim, a garantia da proteção social à população trans e travesti, quer estejam no papel de Usuários (as) e/ou assistentes sociais trans em atuação profissional em diversos espaços sócio-ocupacionais.
Visando instrumentalizar e pautar as práticas profissionais da categoria, a seguir, estão disponíveis links de acesso de materiais que tratam a respeito do tema:
• Resolução 845/2018, que dispõe sobre a atuação de assistentes sociais, assegurando que a identidade de gênero e a diversidade de expressão sejam reconhecidas no conjunto dos processos de trabalho do/a assistente social. Clique aqui para acessar!
• Resolução CFESS 615/2011, que dispõe sobre a inclusão e uso do nome social da assistente social travesti e do/a assistente social transexual nos documentos de identidade profissional. Clique aqui para acessar!
• Folder “Orientações para o atendimento de pessoas trans e travestis no Conjunto CFESS-CRESS”. Acesse aqui o folder!
• Acesse aqui a cartilha com as Bandeiras de Luta do Conjunto CFESS-CRESS.
Foto: Imprensa CRESSRS