14/08/2024
por Imprensa CRESS-RS*
O 51º Encontro Descentralizado da Região Sul aconteceu em Curitiba, nos dias 2, 3 e 4 de agosto de 2024. Reuniu representantes dos CRESS de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de representantes do CFESS, da ABEPSS e da ENESSO, convidadas, convidados e estudantes. A programação diversificada teve caráter de monitoramento das deliberações e foi preparatório para o 51º Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS, agendado para ocorrer de 5 a 8 de setembro em Belo Horizonte (MG).
Neste ano, a delegação do CRESS-RS trouxe para o debate a importância de pensar em ações do conjunto CFESS-CRESS para apoiar a atuação de assistentes sociais em situações de desastres. No mês de maio de 2024, o Rio Grande do Sul vivenciou o maior desastre da sua história, com fortes chuvas e enchentes que assolaram o estado inteiro, destruindo casas e deixando milhares de pessoas desabrigadas.
Neste sentido, a delegação do CRESS-RS propôs à região Sul a inclusão de uma pauta no 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS para discutir e deliberar sobre a realização de estudos voltados à possibilidade de remissão de dívidas em situações decorrentes de desastres, uma medida importante para mitigar os impactos desses eventos. A proposta foi discutida e aprovada e será encaminhada para deliberação no Encontro Nacional.
Uma moção elaborada pela delegação do CRESS-RS que destaca a crise climática também foi aprovada. Segundo o texto, as situações de crise são produto do capitalismo, reafirmando o compromisso do Serviço Social na prevenção de desastres e na promoção da justiça socioambiental.
No ano passado, a delegação do CRESS-RS também pautou o tema dos desastres para a categoria, aprovando a moção “Apoio e solidariedade à população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul após fortes chuvas nas últimas semanas”. Na época, o RS vivenciava fortes chuvas em regiões como o Vale do Taquari, onde foram confirmadas 41 mortes pela Defesa Civil do Estado.
Segundo a moção, a defesa do meio ambiente não é dissociada das lutas que assistentes sociais travam enquanto projeto profissional, que se fortalece a partir da unidade com um projeto de sociedade que defende a vida e não trata em especial os recursos ambientais e as pessoas como mera produção mercadológica.
Mesas e eixos temáticos
A abertura do encontro, realizada na noite de 02 de agosto, contou com aprovação do Regimento Interno e a mesa de abertura: “A conjuntura sócio-política do Brasil: os desafios para a defesa da profissão, do projeto ético-político profissional, dos direitos humanos e as bandeiras de luta do Conjunto CFESS-CRESS”, com Ronaldo Fabiano dos Santos Gaspar, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Andrea Luiza Curralinho Braga, professora na PUC-PR e conselheira do CRESS-PR.
Ao longo do final de semana, foram realizados debates em eixos temáticos, sendo: Eixo Seguridade Social, Eixo Orientação e Fiscalização, Ética e Direitos Humanos, Administrativo-Financeiro, Formação/Relações Internacionais e Comunicação.
No sábado de manhã, aconteceu a mesa “Debates e Acúmulos sobre os Comitês Antirracistas e Anticapacitistas”, fortalecendo o debate entre assistentes sociais. Já na tarde, foi a vez da mesa “Diálogos e Reflexões sobre o Trabalho do Conselho Fiscal”.
A programação foi encerrada, no domingo, com uma plenária final, onde foram definidas representações para a Comissão Gestora do Fundo de Apoio, Comissão Especial, GTs para a implementação de políticas e aprimoramento das Resoluções CFESS, além do anúncio de que o CRESS-RS vai sediar o encontro de 2025, seguindo o fluxo de rodízio entre os regionais.
Pauta anticapacitista
Antecedendo o Encontro Descentralizado, foram realizados o XXVII Encontro do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) da Região Sul; o Fórum Regional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade e o Comunicasul.
Com uma formação anticapacitista, o Comunicasul trouxe para o debate as formas de se fazer uma comunicação com acessibilidade, exemplificando ferramentas que podem ser usadas para isso.
Na avaliação da conselheira do CRESS-RS, integrante da Comissão de Comunicação, Aline Escobar, foi um momento rico em aprendizado, que vai ao encontro das bandeiras de luta do conjunto CFESS-CFRESS de equidade e respeito a diversidade humana.
*Texto com contribuição da comunicação do CRESS-PR
Descrição da imagem: fotografia colorida com todas as delegações da Região Sul, formada pelos CRESS RS, SC e PR. A foto foi tirada em um gramado verde, encoberto de árvores, em um dia enrolarado. Pessoas seguram bandeiras das entidades e bandeiras LGBTQIA+. Elas estão reunidas, algumas de pé e outras sentadas.