23/07/2015
Confira as avaliações de integrantes da delegação do CRESSRS do Encontro Descentralizado da Região Sul, realizado entre os dias 16 e 18 de julho, em Curitiba (PR).
por Assessoria de Comunicação do CRESSRS
O Encontro Descentralizado da Região Sul demonstrou que a escolha da metodologia de monitorar anualmente as ações aprovadas no 43º Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS foi acertada, onde os CRESS e o CFESS apresentaram resultados condizentes com as realidades políticas, econômicas e temporal de cada conselho. Por outro lado, o conjunto demonstrou unidade na ação, em relação as pautas contidas no Plano de Lutas tais como: a luta contra as privatizações da saúde, posicionamento contra a redução da maioridade penal, a democratização da mídia, etc.
Neste cenário, os delegados CRESSRS cumpriram uma tarefa importante, levando não apenas os resultados do monitoramento das ações, mas se posicionando no debate da conjuntura nacional, da formação profissional e nos seminários temáticos da comunicação, da COFI e se comprometendo em articular com os países fronteiriços um diagnóstico sobre os Fluxos Migratórios da Região Sul. O encontro foi um momento de reencontros e de construções coletivas.
Alberto Terres
Presidente do CRESSRS
Este Encontro foi marcado pela acolhida que o CRESSPR nos preparou, podendo ser considerado um 'encontro poético', e pela inovação da metodologia que consistiu em monitorar as deliberações do Conjunto CFESS/CRESS, possibilitando melhor avaliação e planejamento e oportunizando maior integração entre os CRESS da Região Sul e demais Entidades Representativas da categoria, como ABEPSS e ENESSO. Fica a certeza de que estamos caminhando na direção utópica de uma sociedade mais justa socialmente e nos fortalecendo para seguir na luta.
Também foi muito bom o ComunicaSul, realizado no dia 16 de julho. Discutir a Política de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS na perspectiva da Comunicação como um Direito Humano nos traz grandes desafios e nas trocas resultantes dos debates descobrimos estratégias metodológicas para esta concretização. Nosso maior desafio é efetivar uma comunicação em contraponto às mídias burguesas e dar ampla visibilidade para a categoria e para sociedade em geral das lutas contra hegemônicas que travamos pautadas no nosso Projeto Ético-Político.
Agnaldo Engel Knevitz
Vice-presidente do CRESSRS
O Encontro Descentralizado foi muito bom, visto que o grupo estava mais unido e dedicado em seus eixos. Com relação a participação dos CRESS PR e SC, é sempre um prazer poder aprender com eles e trocar ideias e informações. Acredito que a cada ano nosso CRESSRS se fortifica e se consolida na luta pela igualdade, assim como dá visibilidade às questões sociais esquecidas pela sociedade num todo. Agradeço ao CRESSRS pela oportunidade de estar somando e aprendendo neste processo evolutivo da nossa categoria.
Raquer Soler Pedrini
Coordenadora NUCRESS Litoral Norte
O Encontro Descentralizado é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate, é o primeiro passo de tomadas de decisões, discussão do material pesquisado, mas, para que os objetivos sejam alcançados, não se pode dispensar o debate, as trocas de experiências do que está dando certo. Aprofundar o estudo, desenvolver a capacidade de pesquisa e da reflexão. A elaboração das propostas foi cuidadosamente planejada e executada, dentro das possibilidades. Assim sendo, tornam-se indispensáveis várias reuniões, para que cada membro do grupo participe da definição das metas e assuma a responsabilidade da parte que lhe cabe. Queremos agradecer ao Conselho por dar oportunidades para os NUCRESS de participação na tomada de decisões tão importantes para categoria.
Andreia Regina Ribeiro
Coordenadora NUCRESS Amuceleiro
Avalio este encontro de forma positiva, como um espaço de reflexão e principalmente de aprendizado sobre as deliberações referentes aos diversos eixos propostos. Algumas deliberações exigem maior aprofundamento, como no eixo Ética e Direitos Humanos no que se refere ao abolicionismo penal. Será que estamos preparados para um país sem prisões? E os casos de femicídio, violência sexual? Enfim, o encontro nos proporciona pensar coletivamente, o que é um desafio principalmente envolvendo estados diferentes.
Percebo que houve um bom entrosamento entre os assistentes sociais dos três estados, trocas de conhecimento e de contatos. Uma boa participação principalmente da Coordenação do CRESSRS e integrantes de Grupos Técnicos, o que considero pertinente tendo em vista que os assistentes sociais de base, não estão acompanhando todas as discussões do conjunto CFESS-CRESS. E para encerrar destaco a riqueza da participação de representantes da ABEPSS e ENESSO, pois ambos contribuíram com o enriquecimento das discussões.
Angela Cristina Marchionatti
Secretária NUCRESS Ijuí
Esta foi a primeira participação do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social no encontro local, ocorrido em Porto Alegre/RS, e no descentralizado, ocorrido em Curitiba/PR, junto ao conjunto CFESS/CRESS. O espaço proporcionou trocas de experiências profissionais e aprendizado no que compete a categoria nas suas inúmeras frentes. A aproximação do Fórum se dá mais aproximadamente através do Eixo de Formação Profissional, em que as pautas encontram-se mais próximas, permeando a tríade: estagiário, supervisor de campo e supervisor acadêmico. Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao CRESSRS pela oportunidade e reconhecimento deste movimento nos encontros ocorridos.
Marina Caetano
Supervisora de Campo (Prefeitura Municipal de Gravataí/RS)
Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social
Durante o Encontro Descentralizado foi feita a avaliação dos eixos temáticos e do plano de lutas do conjunto CFESS/CRESS, processo de monitoramento e acompanhamento que ocorreu junto com as representações regionais da ABEPSS e ENESSO. O debate realizado coletivamente foi de suma importância, considerando que a ENESSO também se organiza de forma coletiva e faz o debate dentro do Movimento Estudantil do Serviço Social (MESS) com os eixos de Formação Profissional, Combate às Opressões, Universidade, Cultura e Conjuntura. Enquanto ENESSO, compreendemos que há muito para ser debatido nos mais diversos espaços. O enfrentamento às expressões da questão social deve ser feito e, para que isto ocorra é fundamental a articulação das entidades que representam a categoria do Serviço Social. Acreditamos que foi possível fazer reflexões incríveis e rever os conceitos que englobam a nossa formação profissional e também ver que mais do que nunca é necessário ter "Ousadia e sonhos em tempos de resistência" para que a categoria possa "não acomodar com o que incomoda" e que de fato possamos estar "Tecendo na luta a manhã desejada" de forma coletiva, plural e diversificada, respeitando os princípios éticos profissionais do nosso fazer profissional. Como já foi dito em outro momento, "profissional de luta, profissional presente" é durante todos os dias do ano, nos mais diversos espaços em que o Serviço Social se faz presente objetivando a efetivação de equidade e justiça social.
Este afinamento das entidades é fundamental para pensar e projetar novas intervenções na realidade à qual vivenciamos, e como aspecto positivo deste encontro, pode-se afirmar que a aproximação entre ABEPSS, ENESSO e o conjunto CFESS/CRESS é mais que necessária, é um ato de resistência. Essas aproximações levantam reflexões sobre onde estamos e para onde vamos, possibilitando que este debate seja levado para a base de formação em Serviço Social nas UFAs e demais espaços além das paredes das universidades, junto aos movimentos sociais e classe trabalhadora. Somente desta forma teremos futuros profissionais mais comprometidos com a transformação social, a luta pelos direitos básicos e a equidade social. Podemos entender esta aproximação como mais que estar lado a lado na luta, mas também como um ato revolucionário em tempos de barbárie, afinal, ENESSO é pra lutar!
Michael Lampert
Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social – ENESSO Região VI. Gestão 2015-2016 “Não acomodar com o que incomoda” Julho de 2015
Foto: Katia Marko