11/04/2024
por Imprensa CRESSRS
As/o conselheiras/o do CRESSRS Anderson da Silva Fagundes, Dianefer Berté Schwendler, Emilene Oliveira de Bairro e Mariana Marques Sebastiany estiveram presentes na reunião do NUCRESS Centro, em Santa Maria (RS), na última sexta-feira (05). Na oportunidade, foi realizada uma formação sobre a luta anticapacitista e a entrega coletiva de Documentos de Identidade Profissional (DIPs).
A reunião contou com a presença da estudante de Serviço Social da UFSM, Ana Júlia Berleze, integrante do Coletivo de Pessoas com Deficiência da UFSM. A pauta deu-se em consonância com os próximos eventos importantes para a categoria, que são o Dia da e do Assistente Social do Conjunto CFESS-CRESS, em 15 de maio, e o 17º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais – EGAS, nos dias 24 e 25 de maio, que terão como tema principal a luta anticapacitista.
A estudante Ana Júlia trouxe a pauta para debate, falando sobre os direitos da pessoa com deficiência, desafios enfrentados e possibilidades de ações anticapacitistas. Após, as conselheiras e conselheiro do CRESSRS coordenaram uma roda de conversa sobre dúvidas referentes ao Conselho, a luta das 30 horas e do Serviço Social na Educação, seguido da entrega coletiva de DIPs e materiais gráficos do CRESSRS.
Para esta gestão do CRESSRS, realizar atividades em conjunto com os NUCRESS fortalece esses espaços como estratégicos para a articulação e a organização da categoria em seus municípios e ou regiões, de forma a interiorizar, descentralizar e democratizar as ações do CRESSRS.
De acordo com a coordenadora do NUCRESS Centro, Thaesa Jesana da Silva Bacellar, a reunião contou com a participação de colegas de outros municípios, além de Santa Maria, que apresentaram suas realidades de trabalho e desafios vivenciados e foi um momento de muita alegria para as e os assistentes sociais, bem como de integração.
“Ressalta-se do encontro a necessária aproximação do CRESSRS para com os NUCRESS e o quanto a presença do Conselho fortalece a participação política e auto organizativa da categoria, bem como, nos mobiliza ao debate de novos temas essenciais ao trabalho conforme preconiza nosso Código de Ética”, avalia Thaesa.
Descrição da imagem: fotografia com a presença de 24 mulheres e 01 homem reunidos de pé segurando bandeiras e materiais do conjunto CFESS-CRESS.