O CRESS/RS foi empossado nesta segunda-feira, dia 18 de julho, na composição da nova gestão do Conselho Estadual das Cidades, órgão consultivo e deliberativo ligado à Secretaria de Estado de Habitação e Saneamento, que aprova e propõe alterações nos programas do Governo, com o intuito de implementar o Estatuto das Cidades, que está completando 10 anos. O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre, e contou com a presença de representantes do poder executivo, legislativo e dos movimentos sociais relacionados à habitação.
Antes da posse foi realizado um seminário em comemoração dos 10 anos do Estatuto das Cidades. O presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, fez uma recuperação histórica da luta pela construção do Estatuto e dos avanços da política de habitação no Brasil, desde a década de 70 até hoje. Segundo Miranda, atualmente existem 6 milhões de famílias sem casa ou em moradia precária. Em contrapartida, há 6 milhões de imóveis desocupados e ociosos no país. Este é apenas um dos exemplos apresentados para mostrar o quanto o Estatuto é importante para a evolução da política habitacional brasileira. Já o secretário de Estado da Habitação e Saneamento e presidente do Conselho Estadual das Cidades Marcel Frison lembrou que o Estatuto é um marco legal que promove avanços na reforma urbana. "As pessoas devem se apropriar deste instrumento e exigir do poder público a realização de melhorias na sua cidade, no seu bairro".
A presidente do CRESS/RS Miriam Dias destaca a importância dos assistentes sociais neste Conselho pela sua relação com um conjunto de políticas de sociais necessárias para uma cidade inclusiva e saudável. "Já convocamos os assistentes sociais que atuam na habitação e suas interfaces, como meio ambiente e desenvolvimento sustentável, a se aproximarem do CRESS para fazermos uma pauta política conjunta para a inserção no Conselho Estadual das Cidades", afirmou ela.
A data da primeira reunião do Conselho das Cidades ainda não está definida, mas o CRESS/RS está estudando uma forma de interlocução com os assistentes sociais que atuam nesta política social para que se apropriem das discussões e também colaborem. Acompanhe este assunto no site do CRESS.
Veja a composição do conselho:
Poder público
Secretaria de Estado de Habitação e Saneamento
Marcel Martins Frison
Assembleia Legislativa do Estado
Deputado Raul Carrion
Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan
Lúcio Martins Goethel
Fund. Est. de Planejamento Metropolitano e Regional - Metroplan
Norma de Lima
União de Vereadores do Rio Grande do Sul - Uvergs
Vereador Matheus Junges
Movimento popular:
Central dos Movimentos Populares - CMP
Angélica Celeste Mirinhã
Conf. Nacional de Associação de Moradores - Conam
Getulio Vargas de Moura Júnior
Ângelo Gilberto Perroni
Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM
Gilberto Cardoso de Aguiar
Profissionais acadêmicos:
Assoc. Bras. Engenharia Sanitária e Ambiental - Abes
Paulo Robson da Silva Samuel
Universidade Federal do RS - UFRGS
Darci Campani
Cons. Reg. Eng. Arquitetura e Agronomia RS - Crea
Rui Mineiro
Conselho Reg. de Serviço Social - Cress 10º RS
Mírian Thais Guterres Dias
Poder empresarial:
Sind. e Org. Cooperativas do RS - Ocergs
Tiago Machado
Federação das Indústrias do RS - Fiergs
Cláudio Luiz da Silva Abreu
ONGS:
Associação de Assessoria Comunitária - Aascom
César Augusto Batista dos Santos Santos
Assoc. Santanense do Deficiente Físico de Livramento - Assandef
Carlos Nilo Coelho Pinto
Por Vanessa Martins jornalista DRT 11584
Assessoria de Comunicação CRESS/RS
Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini