27/11/2023
por imprensa CRESSRS
Ocorreu, ontem (23), o lançamento do Comitê Gestor Permanente para Elaboração, Monitoramento e Implementação da Política Estadual de Atenção à População LGBTI+ no Âmbito do Sistema Prisional e o CRESSRS ganhou um espaço para compor o comitê, sendo representado pelo colega Guilherme Gomes Ferreira, como titular, e a conselheira Adriele Marlene Manjabosco, como suplente.
De acordo com Guilherme, o comitê que é do âmbito da SUSEPE-RS e da Secretaria de Segurança Pública do RS reunirá uma série de entidades que pensarão a qualificação do tratamento penal direcionado para a população LGBTI+. “É um momento marcante considerando a trajetória que venho realizando, desde 2012, no Mestrado, e participando de ações sobre essa temática”, afirma o assistente social.
Desde 2019, Guilherme participa da ONG Somos, através do projeto Passagens, no qual foi publicado um documentário e um livro de referência, trazendo elementos nacionais e internacionais, sobre o encarceramento de pessoas LGBTI+. E mais recentemente, esse ano, a ONG publicou em parceria com o @mnpct_brasil um relatório nacional sobre LGBTI+ nas prisões fruto de inspeções em 24 estabelecimentos penitenciários.
“Estamos no caminho de um horizonte civilizatório mais digno para nossa população, ainda que saibamos que a prisão não é a solução”, explica ele.
Descrição da Imagem: Fotografia com dois homens e duas mulheres em pé expondo conteúdo no telão, em texto CRESSRS presente no âmbito do sistema prisional, logotipo do CRESSRS.