28/03/2024
por Imprensa CRESSRS
A conselheira do CRESSRS, Aline Escobar, e a coordenadora do GT da Luta Anticapacitista e representante do CRESSRS no COEPEDE - Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Lucélia Amaral Gomes, participaram, nos dias 25 e 26 de março, da VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS.
Promovido pelo COEPEDE, o evento teve como tema central “O Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo, diretrizes e orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoas com Deficiências (CONADE)”. Ao todo, 40 municípios estiveram presentes.
Segundo a conselheira do CRESSRS, Aline Escobar, foram dois dias de muito aprendizado, escutando pessoas com deficiência, familiares, sociedade civil e representantes do governo. “Acompanhei as discussões do eixo I "Estratégias para manter e aprimorar o controle social. Assegurando à participação das pessoas com deficiência”, relata ela.
Já Lucélia Amaral, nos lembra que essa conferência não acontecia há 9 anos, sendo realmente um marco para as pessoas com deficiência do RS. “Foram dois dias de intensos e proveitosos debates das propostas que serão levadas para a V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Brasília. Foram eleitos 40 delegados, 20 da sociedade civil e 20 governamentais”, comenta a assistente social.
Aline ressalta, ainda, dois documentos apresentados na conferência que merecem ser estudados: decreto 11.793/2023 do Plano Novo Viver sem limite e o decreto 11.794/2023 da Câmara Interministerial.
Descrição da Imagem: fotografia com uma mulher branca e uma mulher negra, de pé, en frente ao bannner do evento "VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência".