18/08/2023
por Imprensa CRESSRS
O CRESS 10ª Região vem a público manifestar sua profunda indignação com o assassinato, na noite de 17/08, de Maria Bernadete Pacífico, Mãe Bernadete, yalorixá e liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, no estado da Bahia, e Coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ).
Bernadete já havia recebido ameaças e fazia parte de um programa de proteção à testemunha do Governo na Bahia. Câmeras foram instaladas na sua casa e no entorno e policiais faziam visitas periódicas ao local, mas não havia uma vigilância constante. Em 2017, seu filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, foi assassinado por ser uma liderança quilombola que incomodava os poderosos e até hoje o crime segue impune.
O outro filho de mãe Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, afirma que a área da comunidade Pitanga de Palmares era alvo de especulação imobiliária e tentativas de grilagem de terra e disputas políticas que podem estar na raiz do crime. Mãe Bernadete lutava contra vários interesses econômicos, eram lutas realmente grandiosas. Havia processos milionários envolvendo royalties de petróleo e gás explorados pela Refinaria Mataripe, concessão de energia elétrica sem contrapartida para a comunidade, e até uma represa da Embasa [Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A] que inundou território quilombola e a comunidade nunca foi indenizada.
O quilombo Pitanga dos Palmares está localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e abriga uma associação onde mais de 120 agricultores produzem e vendem farinha para vatapá, além de frutas e verduras como abacaxi, banana da terra, inhame e maracujá. Cerca de 290 famílias vivem no local de 854 hectares. O quilombo foi certificado em 2004, mas ainda não teve o processo de titulação concluído.
Mãe Bernadete era uma mulher forte e corajosa, que dedicou sua vida na luta contra o racismo e pelos direitos dos quilombolas. É inadmissível aceitarmos caladas execuções como esta. Queremos justiça. Exigimos do Estado Brasileiro medidas imediatas para a proteção das lideranças quilombolas e defensores dos Direitos Humanos.
Vidas negras importam! Vidas quilombolas importam! Binho do Quilombo, presente! Mãe Bernadete, presente!