O evento ocorreu nos dias 13 a 15 de setembro, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e proporcionou um espaço de reflexão, estudo, atualização e capacitação para os assistentes sociais, bem como promoveu a discussão de temáticas relativas ao trabalho cotidiano do Serviço Social na Saúde e em campos correlatos.
Organizado pelos cursos de Serviço Social da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o CONASSS contou com um público ouvinte de 350 pessoas, tendo a representação de 22 estados. A Conferência de Abertura contou com a fala da Profª Maria Lúcia Martinelli, a qual recebeu uma homenagem da comissão organizadora por sua participação nos vinte anos do evento.
No segundo dia, a Profª Drª Ana Maria de Vasconcelos (UERJ) realizou o debate acerca dos 80 anos de Serviço Social e a atuação profissional na política de Saúde. Os professores da UFRJ, Profa. Dra. Yolanda Guerra e Prof. Dr. Mauro Luis Iasi, também ressaltaram a necessidade de retomar o trabalho de base, bem como a consciência da profissão enquanto classe trabalhadora, como estratégia de enfrentamento à atual conjuntura.
No último dia, a fala realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Antunes tensionou o debate acerca do desmonte e corrosão dos Direitos Sociais, em especial na pauta da Reforma Trabalhista e Previdenciária. Para o professor, "a terceirização é criminosa para o trabalho. O trabalhador trabalha mais, recebe menos e ainda perde direitos. É pior ainda para a trabalhadora mulher, que tem uma jornada dupla ou tripla de trabalho. O nível de incidência de acidentes de trabalho dos terceirizados é brutal."
Na mesa seguinte, a Profª Drª Sara Granemann (UFRJ) e a Profª Drª Edvânia Ângela Souza de Lourenço problematizaram os rebatimentos da crise do capital na seguridade e Serviço Social. Sara destacou a importância dos/as assistentes sociais pesquisarem e construirem estratégias de enfrentamento para as articulações do neoliberalismo.
A Conferência de Encerramento contou com as falas da Profª Drª Maria Inês Souza Bravo (UERJ) e do Prof. Dr. José Fernando Siqueira da Silva (UNESP). Maria Inês realizou a análise de conjuntura, mostrando os desmontes que a Política de Saúde vem enfrentando desde os anos 90 até a atualidade, frisando a importância dos movimentos sociais, como a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, no combate ao sucateamento das políticas sociais e na mobilização da classe trabalhadora.
O CRESS/RS parabeniza a organização do evento pela qualidade dos debates realizados e pela importância das pautas problematizadas, consolidando-se como um espaço de qualificação e articulação para a categoria!