10/12/2019
Defesa do Sistema Único de Saúde 100% estatal, universal e de qualidade é Bandeira de Luta do Conjunto CFESS-CRESS
por Imprensa CRESSRS
Entre os dias 6 e 8 de dezembro deste ano ocorreu o IX Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS), na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. O Seminário intitulado "A classe em si e classe para si: os desafios para a Classe Trabalhadora diante do desmonte da Seguridade Social" contou com diversos momentos para a articulação da luta na saúde.
Na sexta-feira, foram realizados minicursos, apresentação de trabalhos durante a manhã e à tarde. No período da noite, aconteceu a mesa de abertura, seguida pela mesa de análise de conjuntura, que debateu sobre "organização, resistência e luta da classe trabalhadora frente aos ataques do capital e ascensão da direita no Brasil e no mundo". No sábado, pela manhã, foi realizada a mesa "O desmonte da Seguridade Social e suas implicações para a classe trabalhadora" e a tarde ocorreram os Grupos Disparadores (GDs) com as seguintes temáticas: Saúde, Trabalho, Movimento Sindical e Popular e Controle Social; Saúde Mental e Política de Drogas; Contrarreformas neoliberais, Privatização da saúde e Seguridade Social; Formação em Saúde; Financiamento em Saúde, Atenção Básica e APS; e Gênero, Etnia, Raça e Classes.
Nas discussões dos grupos para além do debate da temática em específico também foram analisadas as bandeiras de luta da FNCPS e o documento base, a fim de sinalizar possíveis propostas a serem encaminhadas à plenária final. Ainda no dia 7, ocorreu a reunião do colegiado da FNCPS, a qual seguiu na parte da manhã do dia 8. No domingo, o evento finalizou com a Plenária Final, sendo aprovado o documento base e as bandeiras de luta da Frente, a partir dos debates que surgiram nos GDs, bem como, a partir de destaques realizados durante a Plenária.
O Seminário contou com participação de diferentes entidades nacionais, movimentos sociais, forças políticas, Fóruns e Frentes de diversas regiões do país, comprometidos/as com a luta pela saúde. As conselheiras Renata Dutra Ferrugem e Tuane Vieira Devit participaram do Seminário em representação do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (CRESSRS) e do Fórum em Defesa do SUS/RS. Destaca-se da importância deste Seminário e da participação do CRESSRS e dos/as demais assistentes sociais nas Frentes e Fóruns em Defesa do SUS e contra a Privatização da Saúde, considerando a conjuntura atual de barbárie e retrocesso de direitos, em que a saúde e a seguridade social é cada vez mais atacada.
Para além disso, cabe destacar que a Defesa do Sistema Único de Saúde 100% estatal, universal e de qualidade, com base nos princípios da Reforma Sanitária Brasileira, é bandeira de luta do conjunto CFESS-CRESS. Ressalta-se igualmente que no 48º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em Belém (PA) nos dias 5 a 8 de setembro de 2019, foram aprovadas deliberações por eixo temático como indicativo para o triênio 2020-2023. O eixo de Seguridade Social conta com o tema “Defesa do SUS” e define como uma das deliberações aprovadas “Intensificar ações em defesa do SUS e das condições de trabalho dosas assistentes sociais, na perspectiva de responsabilização do Estado na condução das políticas sociais e contra as diversas modalidades de privatização da saúde, em articulação com os Fóruns e a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde”. Ou seja, é tarefa dos/as assistentes sociais se inserirem na luta pela Saúde, na defesa da Seguridade Social ampliada, e em conjunto com os demais movimentos da classe trabalhadora. Neste sentido, o CRESSRS vem compondo o Fórum em Defesa do SUS/RS e a Frente Gaúcha em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, bem como, busca manter representação nos Conselhos de Direitos e Políticas Públicas, a fim de participar organicamente da luta pela ampliação dos direitos da classe trabalhadora, da qual nós, assistentes sociais, somos parte.