30/11/2023
por Imprensa CRESSRS
A vice-presidenta do CRESSRS, Ana Lúcia Magalhães, foi convidada pelo curso de Serviço Social da UFRGS para participar, ontem (28), da mesa “Lutas Antirracistas, Movimentos Sociais e Serviço Social”, nas atividades alusivas ao novembro negro da Universidade. Acompanharam a mesa Gilvandro Antunes, sociólogo e integrante do Movimento Vidas Negras Importam, Luiz Felipe de Oliveira Teixeira, integrante do Movimento Negro Unificado e membro da Comissão da Igualdade Racial na OAB/RS e Geneci Flores, liderança do Quilombo Flores.
Como assistente social negra e coordenadora do Comitê Gaúcho de Assistentes Sociais na Luta Antirracista, Ana Magalhães falou especificamente do papel do assistente social na luta antirracista. “Estamos fazendo a discussão antirracista enquanto conjunto CFESS-CRESS, mas observando no que ainda precisamos avançar enquanto categoria profissional”, avalia.
Segundo ela, através do comitê e dos GTs do CRESSRS, a categoria de assistentes sociais está fazendo uma aproximação maior com o Movimento Negro Unificado (MNU), que tem um papel histórico fundamental no combate ao racismo. “Temos a oportunidade de nos aproximar das autoras, dos autores negros que são muitos e estão aí para nos ajudar”, identifica ela.
O novembro negro da UFRGS contou com dois dias de debates com apoio do COMGRAD e do CASS do Serviço Social. A outra mesa realizada foi sobre colonialismo digital e a luta anticolonial: os caminhos de emancipação para a sociedade brasileira.
Descrição da Imagem: fotografia de uma roda de conversa com oito pessoas sentadas.