13/04/2015
Os Conselheiros do CRESSRS Tiago Martinelli e Agnaldo Engel Knevitz participaram na manhã desta segunda-feira, dia 13 de abril, do lançamento do primeiro curso do Programa Nacional de Capacitação de Assistência Social (CapacitaSUAS) no Estado, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.
por Assessoria de Comunicação do CRESSRS
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, deu início ao primeiro curso do Programa Nacional de Capacitação de Assistência Social (CapacitaSUAS) no Estado. A abertura do evento, contou com a presença do governador José Ivo Sartori, da secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, do presidente do Parlamento Edson Brum, do secretário do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Paulo Januzzi, da vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Léa de Biasi e de gestores municipais.
O titular da pasta do Trabalho, Miki Breier, destacou a importância desta capacitação na área da assistência social promovida pela primeira vez no Estado. Além disso, ressaltou a harmonia entre as três esferas do Executivo para a execução do programa “Esta capacitação será para gestores dos 489 municípios habilitados. A assistência social não é uma política isolada. Aqui no RS, por meio do Cadastro Único de Assistência Social (CadÚnico), são 1,2 milhão de famílias que hoje recebem benefícios de assistência no Estado”.
Segundo o secretário, “as dificuldades existem, mas temos que reafirmar o compromisso com aqueles que mais precisam. Nosso reconhecimento também à Unilins, que promoverá a capacitação a 1.900 pessoas, com curso de 40h presenciais”, afirmou ele, reforçando a expectativa de tornar este primeiro curso CapacitaSUAS um marco para as políticas sociais no Estado.
A vice-presidente do Conselho de Assistência Social do RS, representante do CRESSRS, Léa Biasi, deu as boas vindas aos alunos e disse que esta data é importante, pois efetiva uma reivindicação antiga da área da assistência social, que contou com a participação de vários servidores do DAS. “Queremos que esta e as próximas edições propiciem conhecimento, capacitação e competência aos gestores para enfrentar as situações de vulnerabilidade”.
Com informações da Imprensa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Foto: Luiz Chaves