O CRESSRS participou do Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS da Região Sul com 22 representantes, entre delegados e suplentes, na sede do CRESS 12ª Região, em Florianópolis (SC).
O evento iniciou na noite de quarta-feira, dia 30 de julho, com o credenciamento das Delegações dos três estados. A mesa de abertura contou com a presença da conselheira presidente do CRESS 12ª Região, Rosana Maria Prazeres, o conselheiro vice-presidente do CRESS 11ª, Uilson Gonçalves Araújo, o conselheiro presidente do CRESS 10ª Região, Alberto Moura Terres, e a conselheira vice-presidente do CFESS, Esther Luiza Lemos.
O assistente social e os movimentos
Na primeira palestra do encontro, a Professora Drª Maria Teresa dos Santos (UFSC) tratou sobre “O Exercício Profissional e as lutas sociais na contemporaneidade”. Após relatar uma constatação de que atualmente poucas pesquisas na graduação tratam sobre os movimentos sociais, apresentou um quadro comparativo dos diversos movimentos sociais brasileiros desde 1930 e a criação e implantação do Serviço Social. Por fim, destacou uma série de propostas para despertar uma visão crítica e mais participativa nos assistentes sociais, como ivestir na formação continuada e formar núcleos de estudos.
50 anos do golpe militar
Na manhã de quinta-feira, dia 31 de julho, o Encontro Descentralizado continuou com a leitura e aprovação do Regimento Interno e Discussão da Metodologia de Trabalho dos Encontros Regionais e Nacional. A palestra “50 Anos do Golpe que instituiu a ditadura militar brasileira: Resistência e Lutas do Serviço Social”, com a professora Drª Dalila Pedrini, foi uma verdadeira aula de história e um grande estímulo para a luta pela garantia da democracia conquistada. Além disso, Dalila apresentou uma importante análise sobre o momento perigoso que vivemos de criminalização dos movimentos sociais.
No debate, a vice-presidente do CFESS, Esther Luíza de Souza Lemos, falou sobre o projeto do Conselho "Serviço Social, memórias e resistências contra a ditadura militar" para reunir depoimentos de assistentes sociais que sofreram violações de direitos no período de 1964 a 1988. As informações e a forma de participar podem ser acessadas no site do CFESS.
Debates dos eixos temáticos
Na parte da tarde, iniciou-se as discussões das deliberações dos eixos da Orientação e Fiscalização Profissional, Formação Profissional e Administrativo-Financeiro. O objetivo foi estudar as propostas definidas no Encontro Nacional de 2013 e revisadas nos encontros locais dos CRESS, avaliando o que deve continuar, ser alterado, ou ainda, novas propostas, que serão levadas ao Encontro Nacional deste ano, em setembro, na cidade de Brasília (DF). Os eixos da Seguridade Social, Comunicação, Ética e Direitos Humanos e Relações Internacionais foram analisados na sexta-feira, dia 1 de agosto.
Por fim, foram aprovadas por aclamação as moções apresentadas pelo CRESS RS e o encontro foi encerrado pelos conselheiros presidentes dos CRESS RS, SC e PR e conselheira do CFESS.
Conselheiros destacam importância do encontro
Na avaliação da conselheira presidente do CRESS 12ª Região, Rosana Maria Prazeres, o Encontro Descentralizado, esse ano sediado por Santa Catarina, foi um momento importante para avançar na afirmação e reafirmação do projeto ético-político da profissão. “Além de ter sido um espaço de trocas de experiências entre Conselhos Regionais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, tivemos a oportunidade de contar com a presença de palestrantes de referência na área do Serviço Social, bem como de representantes do CFESS, contribuindo para o fortalecimento da categoria e, consequentemente, para a qualidade no atendimento à população que vem a ser o objetivo fim das propostas aprovadas neste Encontro.”
Para o conselheiro presidente do CRESS RS, Alberto Terres, a participação da delegação do Rio Grande do Sul no Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS Região Sul foi uma experiência ímpar para a Gestão “O CRESS Somos Tod@s Nós. “Proporcionou aos delegados e suplentes a oportunidade de debater e incidir nas propostas que serão remetidas ao Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. Também foi importante para estreitar as relações e trocar informações com os CRESS de Santa Catarina e do Paraná”, destacou.
As fotos do encontro podem ser acessadas na Página do CRESS RS no Facebook.
Por Katia Marko – Assessoria de Imprensa CRESS RS
Com informações de Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação CRESS 12ª