08/12/2023
por Imprensa CRESSRS
A regional Sul (RS, SC, PR) do conjunto CFESS-CRESS reuniu-se dias 01 e 02 de dezembro, em Florianópolis, para o 26º Encontro do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs). O Conselho Regional do Serviço Social 10ª Região – CRESSRS participou na presença da conselheira coordenadora da COFI, Emilene Oliveira de Bairro, das agentes fiscais Neorides Bianchini, Fabiola Maria Fischer da Silva, Marli Rejane Paraboa Caldeirão e da Tesoureira da Seccional de Caxias do Sul, Rosane Inês Fontana Lorenzini. Todos os anos, o conjunto CFESS-CRESS delibera pela realização de dois fóruns da COFI, um no 1º semestre e outro no 2º semestre.
Segundo a conselheira Emilene, foi um encontro extremamente positivo, desafiador e de aprendizagem, como é estar na COFI”. Já para a agente fiscal Neorides, foi um encontro super importante e necessário para fortalecer o CRESSRS. “Que mais integrantes da COFI possam participar porque é um espaço de muito aprendizado, de muita reflexão e de muita provocação, tecnicamente falando, mas também pela dimensão política do fazer da fiscalização”, avalia.
Na abertura do evento, houve o debate sobre a luta anticapacitista na mesa “Assistentes Sociais de luta, existir é resistir! A Luta anticapacitista em debate”, com a palestra das colegas Daiane Montoanelli e Fernanda Vicari dos Santos, do Rio Grande do Sul. O primeiro dia seguiu com a leitura e aprovação do relatório do 25º Encontro do Fórum das COFI’s e a leitura, debate e encaminhamentos coletivos acerca das deliberações do 50º Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS.
No segundo dia, aconteceu a mesa “Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC e o exercício profissional da/o Assistente Social”, com a palestrante Edivane de Jesus. Segundo avaliação da agente Neorides, a mesa apresentou um panorama geral das TIC e seus impactos no mundo do trabalho das/os assistentes sociais. Houveram discussões éticas em relação a essas ferramentas e esta nova instrumentalidade, bem como a reflexão sobre o trabalho prestado nesta modalidade. “É algo que deve estar implicado no nosso dia a dia, somado aos nossos instrumentos éticos e técnicos, com aprimoramento a partir destas novas configurações de trabalho”, reflete a trabalhadora.
Depois, houve a atualização do Instrumental das Condições Éticas e Técnicas de trabalho das/os Agentes Fiscais e a apresentações das demandas de cada CRESS participante. Por fim, ocorreu um debate acerca da Resolução CFESS 1031 – ART e apresentações das demandas de cada CRESS participante.
Descrição da Imagem: fotografia com 5 mulheres brancas em pé, sorrindo, em uma sala com banners e um armário cheio de livros.