25/04/2025
por Imprensa CRESSRS
Após o estado do RS registrar mais de dez casos de feminicídios, somente no feriado de Páscoa, escancarando o aumento da violência de gênero e a falta de políticas públicas para combatê-la, mulheres e coletivos feministas organizaram a Plenária Todas Juntas Contra o Feminicídio, no dia 22/04, de forma online, para pensar em ações de denúncia desse descaso.
A vice-presidenta do CRESSRS, Ana Lúcia Magalhães, esteve presente na plenária, que teve lotação máxima, reunindo cerca de 200 pessoas.
Com idades que variavam dos 14 aos 54 anos, as mulheres gaúchas que foram mortas no feriado eram de diferentes cidades e foram assassinadas, em sua maioria, por ex-companheiros ou companheiros. Para Ana Lúcia, é importante enfatizar o papel das políticas públicas para enfrentar a violência de gênero.
“As ações de prevenção e de apoio às vítimas, como os serviços de assistência social, são essenciais seja no acolhimento, orientação ou no encaminhamento para recursos de proteção”, explica a assistente social.
Na avaliação da plenária, é urgente a volta da Secretaria Estadual das Mulheres, extinta em 2015, no início do governo Ivo Sartori. É preciso cobrar que o Estado promova a educação permanente de gênero, audiências públicas e fortalecimento das políticas públicas. Além disso, as presentes na reunião encaminharam mobilização nas ruas, entre outras ações.
A plenária contou com a presença de diferentes representações políticas e da secretária nacional de enfrentamento à violência contra mulheres do Ministério das Mulheres, Denise Motta Dau. Para ela, a situação é grave e precisamos somar esforços. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na última década (2012-2022), ao menos 48.289 mulheres foram assassinadas no Brasil. Somente em 2022, foram 3.806 vítimas, o que representa uma taxa de 3,5 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.
Segundo a vice-presidenta do CRESSRS, também é fundamental destacar a necessidade de conscientização, educação e o combate à cultura do machismo para reduzir esses casos e promover uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
Descrição da imagem: imagem com a frase plenária todas juntas contra os feminicídios e uma foto da tela da reunião online, com 40 janelas abertas. Embaixo a chamada Cressrs participa de plenária de mulheres contra o feminicídio.