07/07/2017
Além do "Seminário Estadual dos Servidores Ativos da Saúde e Trabalho", conselheiras estiveram reunidas com a professora Maria Inês Souza Bravo, da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
As conselheiras Renata Dutra Ferrugem e Tuane Devit participaram, no dia 01 de julho de 2017, do “Seminário Estadual dos Servidores Ativos da Saúde e Trabalho”, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência Social no Rio Grande do Sul – SINDISPREV/RS, em Porto Alegre. O Seminário proporcionou um debate acerca da conjuntura e luta contra as Reformas, assim como as condições de trabalho da área.
Na mesa que apresentou a temática da “Conjuntura e Luta Contra as Reformas” o debate foi acerca da Reforma da Previdência, abordado por Karen Santos (Professora da Rede de Educação Estadual), e da Reforma Trabalhista, problematizada por Rogério Fleschmann (Procurador Geral do Ministério Público do Trabalho). Os palestrantes fizeram uma análise de conjuntura e apresentaram dados que evidenciam a retirada de direitos, atestando que as reformas não interferem no capital especulativo e nas grandes fortunas, mas sim atacam a classe trabalhadora, seus salários e direitos conquistados através de ampla luta popular.
Ainda nesta mesa discutiu-se sobre o desmonte da Saúde Pública, temática apresentada pela Assistente Social Professora Dra. Maria Inês Souza Bravo. Foi ressaltado o quanto o período atual é de ameaça às conquistas democráticas e que a saída para crise deve ser pela esquerda. Abordou-se sobre a Política de Saúde no Brasil, os projetos em disputa, avanços e ameaças ao Sistema Único de Saúde - SUS. A professora apresentou ainda estratégias de luta, dentre elas o movimento da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde e os Fóruns Regionais como formas de resistência frente ao sucateamento e mercantilização da saúde, que acontece de forma cada vez mais acirrada.
A conselheira Tuane Devit realizou uma fala representando o CRESS/RS, contribuindo para o debate, relembrando a proposta da gestão municipal de Porto Alegre, referente ao voluntariado na saúde, como parte dessa conjuntura e do desmonte de direitos. Também agradeceu e parabenizou a organização do evento pela qualidade do debate e pelo espaço proporcionado para a articulação da classe trabalhadora.
As conselheiras participaram também da reunião ocorrida neste mesmo dia com participantes do Fórum em Defesa do SUS/RS em conjunto com a Professora Maria Inês Souza Bravo, no intuito de troca de experiência e de busca de estratégias para o fortalecimento do Fórum, e para além, o fortalecimento da luta contra o desmonte da saúde pública no RS. A próxima reunião do Fórum em Defesa do SUS/RS deve ocorrer dia 26/07, às 18:30, na sede do SINDISPREV.
O CRESS/RS segue compondo o Fórum em Defesa do SUS e a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, espaços fundamentais para construir a luta por uma Saúde Pública, universal, estatal e de qualidade.