04/11/2024
por Imprensa CRESSRS
O CRESSRS sediou a Plenária da Frente Estadual de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Rio Grande do Sul (FETSUAS/RS), na última terça-feira (29). Estiveram presentes a vice-presidenta do CRESSRS, Ana Lúcia Magalhães, e a secretária, Aline Vargas Escobar, representando o Conselho. Pelo FETSUAS/RS, estavam presentes os representantes Leila Thomassim e Jurandir Cunha. A reunião híbrida contou com mais de 50 pessoas presentes.
O tema da plenária foi o Assédio Moral aos trabalhadores do SUAS, com a participação das convidadas Margareth Alves Dallaruvera, conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Fabiana K. Machado, psicóloga e Dra. em Psicologia Social e Institucional pela URFGS e Ângela Aguiar, trabalhadora do SUAS/FASC - Fundação de Assistência Social e Cidadania, coordenadora do Fórum Municipal dos Trabalhadores da Assistência Social Porto Alegre (FOMTAS/PA) e vice-presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)/POA.
Para as convidadas, o debate do Assédio Moral está relacionado com a precarização do trabalho, que vem aumentando de forma rápida nos últimos anos. As formas coletivas de combater o Assédio Moral vêm sendo sistematicamente atacadas, fazendo com que as trabalhadoras e os trabalhadores sintam-se sozinhos nesta luta e sem amparo. Perpassam, também, às denúncias de Assédio Moral as situações de racismo no SUAS, como mencionado na reunião.
De acordo com os relatos da plenária, os governos têm feito ameaças de transferência e sindicâncias com objetivo de neutralizar a ação dos colegas e enfraquecer a luta dos trabalhadores. O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) tem pensado, em conjunto com os conselhos regionais e municipais, em avanços nos protocolos de combate ao Assédio Moral. Portanto, essa deve ser uma pauta das conferências municipais e estadual que ocorrerão no próximo período, diante da dificuldade de exercer o controle social nos municípios.
Algumas das formas de Assédio Moral mais conhecidas são expor os trabalhadores/as ao constrangimento ou responsabilizá-lo pelos problemas. Para as convidadas, é importante o espaço de diálogo com trabalhadoras e trabalhadores do SUAS. Elas lembram que uma maneira de reagir às penalizações é através do Canal de Denúncias do Ministério Público, por exemplo.
Ao final da plenária, foi informada a realização da XI Plenária Nacional Ordinária do FNTSUAS - Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2024, na cidade de São Paulo. A reunião será híbrida, com possibilidade de todas/os as/os representantes titulares e suplentes, das entidades nacionais e dos fóruns estaduais de trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social participarem.
Descrição da imagem: fotografia colorida com a presença de nove pessoas, de pé, lado a lado, olhando para a foto, no auditório do CRESSRS. São quatro mulheres brancas, uma mulher parda, duas mulheres negras e dois homens brancos. Em texto, está escrito CRESSRS participa da plenária do FETSUAS/RS sobre Assédio Moral.