25/11/2024
por Imprensa CRESSRS
Com cerimônia histórica, foi comemorado, dia 22/11, os 10 anos do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS (CEDH-RS). O CRESSRS esteve presente, por meio da sua vice-presidenta, Ana Lúcia Magalhães, que tem representação da categoria no CEDH-RS. “Esse momento é um marco de fundamental importância pra nossa categoria, que tem os direitos humanos como defesa intransigente de suas bandeiras de luta”, afirma Ana Magalhães.
Para a assistente social, esse foi um momento histórico em meio a tantos desafios de resistência em relação aos direitos humanos. “Comemorar 10 anos é uma vitória e o CRESS faz parte dessa história. Sinto orgulho de poder compor o CEDH-RS representando a nossa categoria profissional através do CRESSRS”, diz ela.
A cerimônia, realizada no Auditório Ruy Cirne Lima do TRT4, reuniu pessoas e entidades defensoras dos direitos humanos, realizando homenagens para os conselheiros e conselheiras. A programação contou também com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, com participação do Dr. Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, presidente do TRT4; Júlio Alt, presidente do CEDH-RS e Alexania Rossato, vice-presidenta do CEDH-RS.
O evento teve duas mesas com as palestras a “Importância e Retrospectiva dos Direitos Humanos no RS”, com a palestrante Beatriz Lang, do MNDH-RS e ex-vice-presidenta do CEDH-RS e com o Irmão Miguel, do CRDH e AVESOL, com mediação de Alexania Rossat e os “Desafios e Perspectivas dos Direitos Humanos” com os palestrantes Ministro Luiz Edson Fachin (STF) e a maravilhosa Dra. Petronilha Gonçalves e Silva (escritora e ativista afro-brasileira), com mediação da Dra. Gizane Mendina Rodrigues, Defensora Pública e Secretária-Geral do CEDH-RS.
A cerimônia teve, ainda, a atividade cultural da Orquestra Sons do Morro, com jovens talentos do Morro da Cruz, seguido de coffe break. O CRESSRS deseja vida-longa ao conselho e à defesa dos direitos humanos, essencial ao Serviço Social que lutamos para construir.
Descrição da imagem: fotografia com 24 pessoas reunidas, em cima de um palco, segurando sacolas do evento. São nove homens e quinze mulheres, sendo cinco deles pessoas negras e pardas.