O CRESS/RS, através do GT de Serviço Social na Educação, esteve presente no Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, que ocorreu em Maceió/AL, nos dias 4 e 5 de junho. O Seminário aprofundou o debate sobre temas como a crise do capital e os rebatimentos na política de educação, serviço social e a política de educação e a atuação do/a assistente social. Os integrantes do GT fizeram uma avaliação sobre o evento na última reunião do GT. Segundo a assistente social Luciane da Silva Conrad, foi possível identificar a mobilização da coletividade na busca de qualificar a inserção do/a assistente social na Política de Educação, compartilhar os limites e possibilidades vivenciados nos diferentes espaços sócio-ocupacionais. Para a assistente social Rochele Pedroso de Moraes, ser partícipe desse encontro mostrou-nos o quanto o Rio Grande do Sul precisa caminhar e avançar na busca por criação de cargos para a inserção efetiva de assistentes sociais na Política de Educação. O assistente social André Michel dos Santos destacou que foi possível perceber como se encontra o cenário nacional frente a esta Política, através dos debates sobre o processo de trabalho do/a assistente social.
De acordo com Neide Oliveira de Lara, coordenadora do GT, o Seminário Nacional foi um momento ímpar que reuniu assistentes sociais de todo o país que atuam na Política de Educação e também de outros profissionais e estudantes de Serviço Social. "São muitos os desafios a serem vencidos para que possamos efetivar essa Política no Estado e, para que isso aconteça, é preciso contar com a colaboração e a participação de toda a categoria que atua nesta área", diz ela.
O encontro contou com a participação de especialistas na área. O Prof. Ney Luiz Teixeira de Almeida, professor da UERJ, teceu considerações sobre a importância da realização de concursos públicos na área da educação para os/as assistentes sociais. Sinalizou ainda, que há ainda um grande desafio a ser enfrentado pelo GT Nacional: se debruçar sobre os projetos de lei existentes nos Estados e Municípios, enviados pelos CRESS.
A Conselheira do CFESS e professora da UFAL Dra. Rosa Prédes, sobre o tema "A Consolidação do Serviço Social na Educação: um desafio coletivo da categoria profissional", salientou os desafios referentes à consolidação do projeto ético-político sobre as atribuições e competências dos/as assistentes sociais na Política de Educação. O fortalecimento da Política, inclusive na contribuição do profissional para ampliar a garantia de direitos, também foi a tônica da fala da professora.
Os grupos de trabalhos foram destaque no evento e ocorreram em mesas simultâneas sobre a atuação do/a assistente social na educação: perspectiva do projeto ético-político em diferentes modalidades - Educação Básica; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Superior e Educação Popular; que posteriormente, foram sistematizadas e apresentadas aos participantes.
Participaram do evento os membros do GT gaúcho as/os assistentes sociais Neide Oliveira de Lara, Luciane da Silva Conrad, Rochele Pedroso de Moraes, Daniela Ferrugem e André Michel dos Santos, além de outros/as assistentes sociais e acadêmicos do RS.
Por Vanessa Martins
jornalista - MTB 11584
Assessora de Comunicação do CRESS/RS