As conselheiras do CRESS/RS participaram de eventos importantes para os assistentes sociais neste primeiro semestre, todos realizados em Brasília/DF. No dia 29 de junho, ocorreu o Seminário em Defesa da Educação com Qualidade: a Graduação à Distância em Debate, em que foi discutida a campanha do conjunto CFESS/CRESS "Educação não é Fast-food - Educação pública, presencial, gratuita e de qualidade já!"
Segundo as representantes do CRESS/RS Miriam Dabdab D. Kolinger e Mara Brum, o encontro contou com a presença de mais de 100 conselheiros(as) dos CRESS e Seccionais de todo o país, além de integrantes dos Conselhos Federais de Biologia, Enfermagem, Farmácia e Administração, e da representação do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas (Conselhão), Abepss, Enesso, Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).
Miriam Dabdab Kolinger e Mara Brum também estiveram, nos dias 30 de junho e 1º de julho, no 5º Seminário Nacional de Gestão Administrativo-Financeiro. Segundo as conselheiras, o debate foi fundamental para fortalecimento da gestão democrática e transparente que vem sendo feita pelo conjunto CFESS-CRESS, em que a presidente do CFESS Sâmya Ramos destacou: "nosso objetivo é intensificar os princípios ético-políticos, reafirmando os compromissos enquanto Conjunto, na perspectiva de uma gestão administrativo-financeira pública e democrática". A 1ª tesoureira do CFESS, Lúcia Lopes, ressaltou também: "precisamos olhar para os números e enxergar além, na luta por uma sociedade igualitária e emancipatória".
Na manhã do dia primeiro, de acordo com as conselheiras do CRESS/RS, foi realizada uma reunião da Tesouraria e Conselho Fiscal do CFESS e dos CRESS. O encontro possibilitou que os(as) tesoureiros(as) e conselheiros(as) fiscais se conhecessem e trocassem experiências sobre os principais desafios do Conjunto no âmbito administrativo-financeiro.
Finalmente, nos dias 2 e 3 de julho, aconteceu o 7º Seminário Nacional de Capacitação das COFIS do Conjunto CFESS-CRESS, que contou com a participação da coordenadora da Comissão de Fiscalização do CRESS/RS Vanessa Cardoso. O evento teve o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Fiscalização e teve cerca de 150 participantes entre conselheiros(as) e agentes fiscais dos CRESS.
Apesar das sérias restrições orçamentárias pelas quais passa o CRESS, existe um esforço muito grande por parte do Conjunto para que os assistentes sociais do Rio Grande do Sul não fiquem isolados das discussões que atingem diretamente o cotidiano profissional e o futuro da profissão.
Por Vanessa Martins
MTB 11584/RS
Com informações do CFESS