02/10/2019
Audiência Pública lotou o Teatro Dante Barone na noite dessa segunda-feira (30).
por Imprensa CRESSRS
Nesta segunda feira, dia 30 de setembro, aconteceu mais uma audiência pública sobre o projeto Mina Guaíba, o qual pretende construir a maior mina de carvão a céu aberto do Brasil bem ao lado de Porto Alegre, atingindo o Parque Estadual Delta do Jacuí.
O Parque é uma unidade de conservação de proteção integral criada em 1976 e atua como um imenso filtro natural, contribuindo para manter a potabilidade das águas do Guaíba. Para além disto, a área atingida também é habitada por populações tradicionais e possui a maior produção de arroz orgânico da América Latina, produzido por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), fazendo do projeto um ataque de impactos imensuráveis ambiental e socialmente, caracterizando-se como importante violação de direitos humanos.
O CRESSRS, através do GT Direito à Cidade em meio urbano e rural está acompanhando as audiências públicas realizadas, soma-se à luta em defesa do meio ambiente, em defesa da saúde e bem-estar da população, em defesa da agricultura familiar e da produção orgânica e saudável de alimentos. Portanto, coloca-se ao lado dos/as trabalhadores/as e das comunidades e povos tradicionais que estão sob ameaça de expulsão de seus territórios e na mesma esteira, repudiamos toda forma de racismo que tem se expressado, durante este processo de debates, especialmente contra as comunidades e povos tradicionais.
Manifestamos nossa posição contrária a implementação do projeto "Mina Guaíba", e convidamos a categoria profissional a somar nesta luta. Além disso, defendemos a realização de plebiscito para consulta pública sobre a matéria.
Saiba mais: Audiência reacende debate e críticas sobre Mina Guaíba e Polo Carboquímico no RS