Nos dias 20 e 21 de novembro, aconteceu o III Encontro Gaúcho de Serviço Social e Residências em Saúde, promovido pelo CRESSRS por meio do GT Serviço Social na Saúde em parceria com o Departamento de Serviço Social da UFRGS.
Após a mesa de abertura foi realizada a palestra “Conjuntura e perspectivas para a Formação dos assistentes sociais nas Residências Multiprofissionais em Saúde” realizada pela professora Dra. Marina Monteiro de Castro (Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juíz de Fora / Integrante da Diretoria Nacional da ABEPSS – GT Saúde). A professora apresentou um panorama da Residência Multiprofissional no Brasil, destacando alguns limites que vem sendo debatidos ao longo dos últimos anos. Dentre os desafios e questões a serem problematizadas enfatizou a necessidade de aprofundar acerca da concepção de residência, o papel das instituições formadoras e os cenários de prática no processo de formação e atuação dos residentes. Necessário ainda ampliar o debate sobre a relação entre as instituições formadoras e os serviços. Neste sentido, salientou possíveis caminhos para a superação destes desafios, dentre eles a articulação entre os diversos atores da Residência Multiprofissional, o conjunto CFESS-CRESS e ABEPSS.
Na noite do dia 20 foi realizada uma socialização de experiências e integração entre os 12 diferentes programas presentes no encontro. Esta atividade possibilitou identificar desafios de cada programa, além dos inúmeros pontos positivos que foram compartilhados. Ao final da discussão verificou-se o quão diversa é a organização dos programas, o que torna evidente a necessidade da troca de experiências permanentemente.
O encontro seguiu na manhã do dia 21 de novembro com os Grupos Focais de debate a partir das ênfases de formação. Foram realizados três grupos, sendo eles: Residências em Hospitais; Residências na Atenção Básica / Saúde Coletiva; e Residências em Saúde Mental. O debate foi intenso em todos os grupos e contou com a participação de diferentes atores dos Programas de Residências Multiprofissionais, como residentes, tutores/as e preceptores/as.
Na parte da tarde ocorreu a plenária de socialização dos grupos, em que foi possível compartilhar as discussões que emergiram nos diferentes espaços e pensar estratégias coletivas para a superação dos desafios elencados que se apresentam. Dentre estas estratégias está a permanência do Núcleo de Serviço Social, Formação e Residências em Saúde, ligado ao GT Serviço Social na Saúde do CRESRS, o qual agregou diferentes atores para construção coletiva deste Encontro, bem como da pesquisa sobre as tendências do serviço social nas residências em saúde do Estado, a qual está em andamento.