30/05/2018
O CRESSRS manifesta apoio à organização e livre manifestação da classe trabalhadora neste 30 de maio, Dia Nacional de Mobilização.
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
As mobilizações iniciadas na última semana por uma categoria profissional – dos/as caminhoneiros/as, tem sido demarcada por movimentos contraditórios entre os/as sujeitos que o constituem: os/as trabalhadores/as autônomos/as, os/as donos de grandes transportadoras e o papel exercido pela mídia burguesa, que inibe a democratização da comunicação, criminaliza a organização dos/as trabalhadores/as, naturaliza a violência como forma de controle, desviando da opinião pública os reais interesses do capital.
Mas, a organização da classe trabalhadora se fortalece. Agora já não é mais um segmento, mas, vários segmentos de trabalhadores/as que se articulam em torno de pautas coletivas. Nesta quarta-feira teremos o dia nacional de luta com uma chamada dos movimentos sociais com pautas amplas que são de interesse de toda a classe trabalhadora: *luta pela redução do preço de todos os combustíveis e do gás de cozinha; *a defesa da NÃO privatização da Petrobrás, que é patrimônio do povo brasileiro; *a luta por eleições diretas, livres e democráticas, frente ao (des)governo presente na cena política do país; * a luta pelo direito a livre manifestação e pela garantia dos direitos humanos, em especial, os direitos sociais (trabalhistas, previdenciários, saúde, segurança pública, transporte...), direitos políticos (capacidade de organização política, exercício da democracia representativa e participativa) e direitos civis (direito de ir e vir, de manifestação e organização).
O CRESSRS reafirma seu compromisso com os movimentos sociais da classe trabalhadora! Nesta quarta-feira não terá expediente, possibilitando a todos/as os/as trabalhadores/as do CRESSRS a somarem-se nesta luta.
Foto: Arte: Camila Reinheimer/CRESS-RS