29/11/2016
Nada a Golpista: assistentes sociais contra a regressão de direitos! Esta é a chamada do Conjunto CFESS-CRESS para que no dia 30 de novembro a categoria se mobilize e reafirme seu posicionamento contrário ao desmonte do Estado e das políticas públicas.
por Assessoria de Comunicação do CRESSRS
As ações são parte da proposta discutida e aprovada no último Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS que deliberou pela organização do Dia Nacional de Mobilização de Assistentes Sociais frente à contrarreforma do governo Golpista, em defesa dos direitos da classe trabalhadora e contra os impactos no trabalho profissional.
A principal proposta desta atividade nacional a ser realizada por todos os CRESS e suas Seccionais num mesmo dia, tendo como público alvo prioritário as/os assistentes sociais, almeja coletivamente, refletir sobre a atual conjuntura e os impactos no trabalho profissional e objetiva: mobilizar assistentes sociais para posicionamento contrário as contrarreformas do governo Golpista; debater o conteúdo das contrarreformas em curso; contribuir para o aprimoramento do trabalho profissional de assistentes sociais junto à população usuária.
Afinal, as recentes medidas atingem diretamente não só a população usuária, mas também os serviços públicos, nos quais assistentes sociais possuem grande inserção. A gente quer, portanto, mobilizar e dialogar com a categoria sobre a contrarreforma promovida pelo do governo ilegítimo de Golpista e construir estratégias coletivas de resistência para o trabalho do serviço social e para a defesa de direitos da população. Estão sendo pensadas atividades como debates, manifestações, entre outras, que podem e devem contar com outros sujeitos coletivos, como movimentos sociais e sindicais de luta.
Neste sentido, estão sendo propostas atividades pelo CRESSRS junto às Seccionais e aos NUCRESS, conforme programação a seguir:
Seccional de Caxias do Sul - Atividade na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, sito à R. Alfredo Chaves, 1323 - Centro, Caxias do Sul das 13 às 17h
Nucress Centro - Atividade na Praça Saldanha Marinho, das 17h às 20h
Nucress Ijuí - Roda de Conversa no Cerest- Ijuí sito à Rua Irmãos Gressler, 144, Centro das 08:30 às 12:00
Nucress Vale do Rio Pardo e AMC Serra - Atividade na Praça Getúlio Vargas no Centro de Santa Cruz do Sul das 17 às 19h
Nucress Litoral Norte - Roda de Conversa na AMLINORTE sito à Rua R. Mal. Floriano Peixoto, 920, Centro das 09 às 12h
Nucress Canoas - Debate sobre o desmonte das políticas sociais e recessão de direitos, no Auditório da Biblioteca Pública, sito à Rua Ipiranga, 105 das 14h às 16h. Logo após às 16h convida para ato público em defesa do direito à ter direitos.
Nucress Planalto Médio em conjunto com os Nucress Alto Uruguai e Alto da Serra do Botucaraí - Atividade com professores e colegas assistentes sociais discutindo as repercussões da PEC 55 nos direitos sociais na UPF, sito à BR 285, São José em Passo Fundo das 13:30 às 17h
Nucress Capão da Canoa - Dia 29/11/16 o Núcleo estará participando e divulgando a mobilização na rádio local, às 10h. Dia 30/11 caminhada com entrega de folders, que sairá do Ginásio Municipal de Esportes Otto Birlem, às 18h com trajeto final na Praça das bancas no centro da cidade de Capão da Canoa.
Nucress Alegrete - Mobilização no centro da Cidade, no horário das 9h às 12h, com cartazes.
Nucress Santo Ângelo - Debate de análise de conjuntura, desmonte da seguridade social, no Centro Municipal de Cultura - Santo Ângelo.
Foto: Arte: Rafael Werkema/CFESS