31/12/2017
A Gestão "Classe Trabalhadora em Luta: Unidade e Resistência!" saúda a chegada de mais um ano e convoca a categoria a somar nas lutas coletivas
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
Em 2018, o CRESSRS, que foi criado no dia 26 de novembro de 1963, completará seus 55 anos e promete ser um ano muito especial para nossa Entidade e para a categoria de Assistentes Sociais do Rio Grande do Sul, quando teremos para além das tradicionais atividades, à exemplo do 12º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais, que já vem sendo planejado e tem data pré-estabelecida para ocorrer nos dias 18 e 19 de Maio de 2018, antecedido de quatro Seminários Estaduais que vêm sendo organizados pelas Comissões de Formação e Trabalho Profissional, de Comunicação, de Seguridade Social e de Ética e Direitos Humanos o desafio de sediar o 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS e o 5º Seminário Nacional de Comunicação previstos para ocorrer em Setembro de 2018.
Desde que a Gestão “Classe Trabalhadora em Luta: Unidade e Resistência!” assumiu a nova gestão para o triênio 2017-2020, em 15 de Maio de 2017, muitos foram os desafios que se apresentaram para qualificar a função precípua de orientação, regulamentação e fiscalização, o âmbito administrativo-financeiro e em tempos tão “temerosos”, em que nossa frágil democracia sofre golpes em cima de golpes, mais do que nunca há uma convocação para fortalecer a incidência política em defesa dos direitos sociais da classe trabalhadora, que foram arduamente conquistados.
Nossa mensagem é também uma convocação, pois a atual conjuntura impõe aos/às assistentes sociais a necessidade de traçar novas estratégias, e travar novas lutas, para resistir aos retrocessos e toda forma de regressão de direitos, calcados na direção crítica, hegemonicamente construída, que está pautada ética, política e teoricamente às avessas de um projeto burguês dominante. Precisamos nos reconhecer como classe trabalhadora e assumir vanguarda política juntamente com aquelas/es trabalhadoras/res dispostas/os a defender um projeto de sociedade, radicalmente democrático, sob bases emancipatórias.
2017 ao mesmo tempo que intensificou desafios, também significou possibilidade de reaproximações, de novas parcerias, de novas lutas, de novas formas de resistência, que nos possibilitam se reinventar, para buscar novas manhãs que outra vez nos aproximem daquele desejado horizonte que, talvez, tenhamos nos distanciado. Que 2018 reforce em nós as esperanças, pois é tempo de acreditar, que as 'utopias' são plenamente realizáveis, quando nos propomos sonhar, ousar e realizar coletivamente. É tempo de romper com o conservadorismo ainda existente e denunciar o reacionarismo. É tempo de aprofundar os fundamentos críticos da nossa profissão. É tempo de reconhecer a luta de classes. E na luta de classes, reconhecer que somos classe trabalhadora!
#vempraluta #vempraresistência #vemprocress
Gestão “Classe Trabalhadora em Luta: Unidade e Resistência!”
Foto: Camila Reinheimer