24/12/2019
Esta mensagem é também um convite à luta!
por Imprensa CRESSRS
Escolhemos Belchior, cantor e compositor nordestino que viveu seus últimos dias no Rio Grande do Sul na cidade de Santa Cruz do Sul e partiu em 2017. Dentre suas canções, ele nos deixou "Sujeito de Sorte", que num trecho, diz: "Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro. Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro".
Sangramos com os ataques aos povos e comunidades tradicionais, arrancados de suas terras. Sangramos com a Amazônia em chamas, que ceifou muitas vidas da nossa fauna e flora. Sangramos com as balas "perdidas" que acertam sempre os mesmos corpos. Sangramos a cada travesti e transexual assassinada. Sangramos com cada migrante e refugiado escurrassado de nossa pátria, mãe nada gentil. Sangramos com todas as formas de expressão da xenofobia, da lgbtfobia, do racismo, do sexismo e da misoginia.
Sangramos com todas as retiradas de direitos, através das contrarreformas implementadas e em curso. Sangramos, ao ver nossa frágil democracia, levar ao poder os militares. Sangramos ao ver tanto sangue escorrido no esgoto da intolerância e da indiferença.
Se é verdade que a vida imita a arte e a arte imita a vida, desejamos que em 2020 sejamos criativos, que não deixemos roubar nossos sonhos e nossas esperanças. Caminhemos rumo ao horizonte de uma outra sociabilidade. Ousemos sonhar. E em unidade, busquemos concretizar.
Esta mensagem é também um convite à luta. Nos inspiremos na luta do Chile. Sigamos na defesa da profissão, sigamos na defesa do Projeto Crítico do Serviço Social e lutando ombro a ombro. Nos encontramos nas trincheiras de luta! Nenhum passo atrás! O que a vida quer da gente é coragem!
#vem2020
#vempraluta
#vempraresistência
#vemproCRESSRS