19/10/2018
Profissão têm compromisso ético com a defesa intransigente dos direitos humanos, das liberdades democráticas e da seguridade social.
por Assessoria de Comunicação CRESS/RS
O Conselho Regional de Serviço Social se soma no movimento nacional especialmente de mulheres contra a opressão e convoca a categoria para os atos programados neste dia 29 de setembro de 2018 em diversos locais do Estado. O CRESSRS reforça os princípios ético-políticos do/a Assistente Social como base para que a categoria profissional possa escolher seus/suas candidatos/as nestas eleições de 2018.
O Brasil está num momento estratégico de disputas de projetos societários. De um lado o conservadorismo e a manutenção de privilégios do sistema econômico, de outro, projetos que visam a transformação das realidades de opressão, discriminações e violências. A direção assumida pela sociedade brasileira, nestas eleições, vai impactar diretamente no futuro das políticas sociais públicas: saúde, educação, previdência social, assistência social, trabalho, entre outras. Também na valorização da diversidade e das liberdades democráticas, no exercício da democracia, da cidadania e garantia de direitos da classe trabalhadora.
A profissão historicamente trabalha em defesa dos direitos humanos, das liberdades democráticas e da seguridade social pública, gratuita, universal e de qualidade para população brasileira. A concepção de seguridade social defendida pelo Serviço Social se sustenta em um modelo que inclua todos os direitos sociais previstos no artigo 6º da Constituição Federal (moradia, lazer, segurança, previdência, assistência social, educação, saúde e trabalho). Ou seja, é obrigação do/a próximo/a presidente efetivar o cumprimento deste direito da população brasileira, garantido constitucionalmente.
Dia 29 de setembro é dia de irmos às ruas defender o direito e a vida das mulheres, referenciados num projeto societário sob bases emancipatórias. Precisamos conhecer os projetos em jogo, quais suas propostas para o Brasil e para a classe trabalhadora e analisar se combatem o racismo, o machismo, a LGBTfobia, a violação de direitos e todas as formas de opressão e desigualdade!
Conheça também a notícia no site do CFESS: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1506
E confira a campanha no site do CRESS Ceará: http://cress-ce.org.br/noticias/e-assistente-social-e-nao-sabe-em-quem-votar-que-tal-conferir-os-principios-eticos-de-sua-profissao-antes-de-escolher-oa-melhor-candidatoa/