24/10/2014
A direção do CRESSRS assinou na tarde desta quarta-feira, dia 22 de outubro, o Acordo Coletivo de Trabalho 2014-2015 para os servidores do conselho. A Diretora Giane Leandro da Silveira representou o SINSERCON-RS, acompanhada da Assessoria Jurídica.
por Assessoria de Imprensa do CRESSRS
A gestão “O CRESS somos tod@s nós” fechou o acordo coletivo com um reajuste histórico. O reajuste salarial de 19,86% é o maior índice já concedido nos 51 anos de existência do conselho. O aumento mais próximo foi na gestão 2002/2005 de 18,54%. Este também foi o maior índice dentre as negociações salariais entre os Conselhos e Ordens de Profissões Regulamentadas do RS.
Nos últimos anos, os servidores receberam reajustes dos índices inflacionários e um pequeno ganho real devido às dificuldades financeiras do CRESSRS, decorrentes em especial pela ação judicial movida pelo SASERS, que reduziu significativamente o valor das anuidades e interferiu na 'saúde financeira' da autarquia.
Conforme o presidente do CRESSRS, Alberto Terres, destacou na assinatura do acordo, o objetivo da gestão é dialogar constantemente com os trabalhadores e buscar implementar uma política de gestão de pessoas. “Aprovamos este reajuste histórico, pois entendemos ser fundamental a valorização dos servidores”. Também afirmou que o próximo passo será a instalação de uma comissão específica, de composição paritária entre gestão e servidores, para a elaboração do PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Remuneração).
O vice-presidente Agnaldo Engel Knevitz ressaltou que estão sendo realizadas reuniões mensais para acompanhamento das demandas dos servidores. Além do reajuste salarial, estão em debate questões importantes como saúde do trabalhador, condições de trabalho e clima organizacional.
Também estava no ato de assinatura a conselheira Mariléia Goin que representou a gestão na comissão de negociação do acordo coletivo.
Tanto os diretores, como trabalhadores e representantes do sindicato avaliaram de forma positiva a condução da negociação que envolveu os diversos atores em todo o processo e através do diálogo atingiu um resultado positivo.
Foto: Katia Marko
Galeria de imagens
Fotos: Katia Marko