20/02/2015
Audiência na Promotoria de Justiça e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público foi solicitada pelo GT Serviço Social na Saúde.
por Assessoria de Imprensa do CRESSRS
O presidente do CRESSRS, Alberto Terres, e as assistentes sociais Almerinda Cunha dos Santos e Xênia Tamborena Barros, que integram o GT Serviço Social na Saúde, participaram nesta quinta-feira, dia 19, de uma audiência com a Dra. Liliane Dreyer da Silva Pastoriz, promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos.
A reunião solicitada pelo GT Saúde do CRESSRS visava cobrar a implantação da Casa de Cuidados Transitórios, espaço de acolhimento previsto no Plano Municipal de Enfrentamento à Situação de Rua.
Após a apresentação do histórico da discussão sobre a criação de casas de cuidados transitórios e as dificuldades enfrentadas no dia a dia nos hospitais, foi entregue à promotora uma cópia do Plano de Enfrentamento à Situação de Rua, finalizado na gestão do então presidente da FASC Kevin Krieger.
As assistentes sociais relataram diversas situações em que os pacientes recebem alta, no entanto, em razão do rompimento ou não mais possuírem vínculos familiares, permanecem sozinhos no hospital. Alguns chegaram a ficar 1,5 ano internados. Por fim, reiteraram a necessidade urgente de criação de casas de cuidados transitórios em Porto Alegre.
A promotora solicitou a lista de pacientes que estão nestas condições e irá analisar o Plano Municipal de Enfrentamento à Situação de Rua para verificar como encaminhar a demanda.
Foto: Katia Marko