Reunidos no Encontro Local do CRESS/RS, assistentes sociais aprovaram no sábado, dia 12 de julho, uma série de propostas e moções a serem apresentadas no Encontro Descentralizado da Região Sul. De 30/7 a 1/8, os delegados eleitos pelos CRESS do RS, PR e SC estarão em Florianópolis/SC debatendo temas importantes da categoria.
O encontro local iniciou com a mesa “SS, Memórias e Resistências contra a Ditadura Militar”. O palestrante Ubiratan de Souza fez um resgate histórico dos anos de chumbo e falou da importância das Comissões da Verdade e seu trabalho em prol da memória.
Logo após, os assistentes sociais presentes analisaram o relatório do 43º Encontro Nacional do Conjunto CFESS CRESS com os sete eixos temáticos e as suas deliberações. Foi utilizada a metodologia de revisar o documento com o objetivo de aglutinar propostas afins, evitar propostas que já estejam contempladas nas resoluções e normativas do Conjunto e apresentar novas propostas que serão fundamentadas política e legalmente. As propostas contemplam os eixos: Ética e Direitos Humanos, Administrativo Financeiro, Seguridade Social, Formação Profissional, Comunicação, Orientação e Fiscalização Profissional e Relações Internacionais.
Por fim, foram aprovadas moções de repúdio ao governo estadual de São Paulo pela demissão dos metroviários que fizeram greve em defesa do transporte público e contra a criminalização dos movimentos sociais, e outra de apoio à luta do Sindicato dos Metroviários de SP e pela readmissão dos demitidos. O povo palestino também foi lembrado nas moções dos assistentes sociais, que repudiam os ataques ao povo Palestino na Faixa de Gaza pelo Estado de Israel. O texto destaca que o genocídio não pode se manter como uma política de Estado, negando ao povo palestino o direito à Pátria.
Confira a programação dos encontros no arquivo abaixo: