17/06/2018
Interiorização e descentralização visam incidência política nos espaços de controle social e de defesa de direitos.
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
A Gestão “Classe Trabalhadora em Luta: Unidade e Resistência!” definiu seu Plano Estratégico para o período 2017-2020 baseada em momentos de escuta e debate. Através dele, busca articular objetivos, metas, atividades e indicadores vinculados à função precípua, à formação e trabalho profissional, à interiorização, à gestão administrativo-financeira e à incidência política no âmbito da defesa de direitos humanos e políticas públicas, em conjunto com os movimentos da classe trabalhadora. A proposta de trabalho está alinhada com os sete eixos definidos pelo conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais de Serviço Social), os quais: 1. Orientação e Fiscalização; 2. Ética e Direitos Humanos; 3. Seguridade Social; 4. Formação e Trabalho Profissional; 5. Relações Internacionais; 6. Comunicação; 7. Administrativo- Financeiro.
Embora as Diretrizes Nacionais para a interiorização estejam diretamente relacionadas ao eixo Administrativo-Financeiro, destaca-se que a atual gestão traça ações transversais aos eixos, conforme previsto no Plano de Metas do CRESSRS/2018 - aprovado na Assembleia Geral de 27 de Outubro de 2017. Nesta direção, o Plano de Ação/2018 do CRESSRS para os Núcleos de Base (NUCRESS) - regulamentado pela Resolução 008/2018 - visa a constituição e fortalecimento de espaços de educação permanente. Está em consonância com as deliberações dos Encontros Nacionais do Conjunto CFESS/CRESS, do Código de Ética do/a Assistente Social, da Lei de Regulamentação da Profissão, das Diretrizes Curriculares da ABEPSS e da Política Nacional de Educação Permanente.
O Plano de Ação aponta para o investimento na dimensão pedagógica da Política Nacional de Fiscalização (PNF), a partir dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional. Dentre eles, o compromisso com o constante aprimoramento intelectual para a qualidade dos serviços prestados. As iniciativas de descentralização e interiorização do CRESSRS visam o estímulo à articulação de ações coletivas de incidência política junto aos espaços de controle social e de defesa de direitos, bem como Fóruns e Frentes de luta, entre outras formas de organização da classe trabalhadora. Pretende-se reforçar a luta política das/os trabalhadoras/es dispostas/os a defender um projeto profissional e de sociedade alicerçado nos princípios da justiça, liberdade, democracia e transformação social. Ainda, contribuir para o fortalecimento da identidade profissional, alinhada à defesa e garantia de direitos da classe trabalhadora - da qual a categoria dos assistentes sociais faz parte.
A Comissão de Nucleação e Interiorização do CRESSRS elaborou uma proposta que articula todas as ações de educação permanente a serem desenvolvidas com os NUCRESS em 2018. A sistematização baseou-se no envio do Plano de Ação de cada NUCRESS ao CRESSRS, no ano de 2017. Os Núcleos elencaram por ordem de prioridade e interesse as ações de Educação Permanente. Com este levantamento, o CRESSRS organizou-se para viabilizar ao menos uma atividade de educação permanente a cada um dos NUCRESS em 2018, nas modalidades: Curso de Capacitação; Minicurso sobre Fundamentos; Curso Ética em Movimento; Reuniões Descentralizadas dos GT’s e Comissões; e Ações da COFI em conjunto com a Comissão de Formação e Trabalho Profissional.
É importante destacar que alguns NUCRESS contarão com a realização de até duas atividades em 2018, considerando a previsão destas no ano anterior, no entanto, sem efetivação no exercício de 2017.
O investimento do CRESSRS em ações de educação permanente está conectado à sua função precípua, no intuito de efetivar a dimensão pedagógica prevista pela PNF do Conjunto CFESS-CRESS, e de prevenir infrações éticas. Tal proposta relaciona-se igualmente com o compromisso do CRESSRS no que se refere ao constante aprimoramento intelectual e da qualidade dos serviços prestados.
As ações de Educação Permanente nos NUCRESS foram tema de reportagem na edição Nº104 do CRESS Informa. Confira!