15/03/2016
A III Conferência Estadual LGBT RS acontece neste sábado, dia 19 de março, na FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público RS ((Rua Cel. Genuíno, 421, Porto Alegre).
por Assessoria de Comunicação do CRESS/RS
A III Conferência Estadual LGBT do RS reunirá centenas de militantes do Movimento LGBT gaúcho que formarão a delegação para participar da edição nacional, que acontece de 24 a 27 de abril em Brasília/DF, ainda este ano.
Com o tema focado na criminalização da violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, o objetivo da III Conferência é sistematizar e discutir políticas públicas voltadas à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais elaboradas nas conferências livres e conferências municipais que vêm sendo realizadas nas cidades do interior do estado desde o ano passado. Sua programação conta com mesas expositivas, debates e realização simultânea de fóruns nas temáticas de Segurança, Saúde, Educação, Comunicação, Cultura e Direitos Humanos.
Para Célio Golin, militante do Nuances, o encontro representa a real democracia desejada pela população LGBT, que pressupõe que todas as pessoas tenham seus direitos respeitados, independente de suas identidades de gênero e orientações sexuais. Segundo Golin, “a sexualidade das pessoas LGBT não pode ser motivo para torná-las desiguais perante o Estado.” Para Marina Reidel, coordenadora estadual de políticas LGBT, a Conferência é um momento significativo num estado democrático de direito, pois é o espaço em que a sociedade civil se reúne para propor diretrizes para os governos na pauta LGBT. Sua realização, segundo Roselaine Dias, presidenta do Conselho Estadual LGBT, é parte importante da implantação do Sistema Estadual de Enfrentamento à Violência Homolesbotransfóbica, em conjunto com a Coordenadoria Estadual LGBT e o Conselho, que são instrumentos importantes de promoção aos direitos humanos da população LGBT que não podem ser negligenciados e nem sucateados.
Entre os temas principais, a terceira edição do evento destaca a necessidade de criminalização dos crimes de ódio que afetam a população LGBT, sobretudo travestis e transexuais que são suas maiores vítimas. Marcelly Malta, coordenadora da ONG Igualdade RS, destaca o enorme aumento de crimes motivados por transfobia registrados no RS nos últimos anos e ainda, sem aparente solução.
A última edição do evento aconteceu em 2011 e sua realização é um marco importante na organização do movimento social, pois reafirma suas reivindicações em contraponto aos retrocessos às poucas conquistas sociais LGBT configuradas no país. Avanços no campo do Legislativo e do Executivo têm sido alvos de posicionamentos retrógados, sobretudo por bancadas políticas e setores da sociedade conservadores e fundamentalistas, na contramão da perspectiva em Direitos Humanos.
A III Conferência Estadual LGBT do RS é organizada pelo Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBT, em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, e conta com apoio do CRESSRS, do CRDH – Nupsex e da Fundação Escola Superior do Ministério Público.
PROGRAMAÇÃO*:
9h | Mesa de Abertura
9h30min | Mesa Política com convidados: Dep. Estadual Pedro Ruas (PSOL/RS) e Lucas Alencar (OAB e Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos da População LGBT - CNCD/LGBT)
11h – 12h | Leitura e Aprovação do Regimento da III Conferência Estadual LGBT RS
12h – 13h | Intervalo de Almoço
13h | Eixos de Trabalho:
Eixo I - Políticas Intersetoriais, Pacto Federativo, Participação Social e Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento da Violência Contra a População LGBT
Facilitador: Gustavo Bernardes – advogado, ex-coordenador da Política LGBT SEDH/PR; ex-presidente do CNCD/LGBT.
Eixo II - Educação, Saúde, Cultura e Comunicação em Direitos Humanos
Eixo 2.1. - Educação, Cultura e Comunicação em Direitos Humanos
Facilitadoras: Adriana Souza - professora da Rede Estadual de Ensino RS e Fernanda Melchionna, vereadora pelo PSOL/Porto Alegre/RS.
Eixo 2.2. - Saúde
Facilitador: Adriano Henrique Caetano - sociólogo, doutorando pelo PPG Saúde Coletiva (Unisinos) e consultor da Coordenação de DST/Aids – SES/RS.
Eixo III - Segurança Pública e Sistemas de Justiça na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBT
Facilitadora: Helena Simeonidis Grillo - coordenadora do Observatório da Violência contra a Mulher (SSP/RS).
Eixo IV – Marcos Jurídicos e Normativos para o Enfrentamento à Violência contra a População LGBT
Facilitador: Leonardo Vaz - Vice-Presidente do Conselho Estadual LGBT/RS e presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RS.
16h | Plenária Final
18h | Escolha da delegação RS
*Programação sujeita à alteração.