16/10/2015
O evento conta com o apoio do CRESSRS, através da conselheira Vilma Siqueira, do Núcleo de Alegrete. O presidente do Conselho também participou de reuniões de organização em Porto Alegre e audiência pública na Assembleia Legislativa.
por Assessoria de Comunicação do CRESSRS
Alegrete já se prepara para a Parada Gaúcha do Orgulho Louco. Em sua quinta edição, o evento que tem como objetivo a visibilidade da luta antimanicomial, será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro. Promovido pela Prefeitura do Alegrete, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Câmara Municipal, Conselho Municipal de Saúde e Fórum Gaúcho de Saúde Mental – Núcleo Alegrete, este ano tem como tema “Amai-vos uns aos Loucos”.
A fim de fortalecer o movimento antimanicomial e divulgar a Parada, o prefeito Erasmo Silva, a secretária de saúde Maria do Horto Salbego e a presidenta da Câmara Municipal, Judete Ferrari, acompanhados de uma comitiva de servidores e usuários da Saúde Metal em Alegrete participaram, em Porto Alegre, de uma audiência pública para debater a instituição da Parada do Orgulho Louco no calendário estadual.
Proposta pelo deputado Adão Villaverde, em conjunto com a deputada Stela Farias, a pedido do movimento do Orgulho Louco, a audiência pública no dia 30 de setembro teve um caráter inusitado e até mesmo histórico na ocupação do ambiente do Plenarinho da Assembleia Legislativa, concedendo a palavra a usuários da área da saúde mental, além de profissionais e militantes.
A Parada do Orgulho Louco já está com sua programação pronta e terá três dias intensos de atividades que incluem encontro de usuário de saúde mental, passeio ciclístico, momentos culturais, trilhas ecológicas, oficinas, piquenique e a já tradicional caminhada com trajeto no centro da cidade.
Confira a programação:
22 de outubro
9 horas – II Encontro sobre protagonismo e autonomia dos usuários da saúde mental: “Penso Louco Existo!”. Local: Salão Maria Amorim do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA).
14 horas – II Pedalada do Orgulho Louco: “SENT(indo) e vi(VE)ndo na cidade!”.Local: Salão Maria Amorim do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (IEEOA).
17 horas – Passeio ciclístico na cidade.
23 de outubro
9 horas – BRIC Louco e Projeto Livro Livre na Praça Getúlio Vargas
10 horas – Abertura “Amigo boleia a perna, puxe o banco e vai sentando”. Acolhimento Às delegações e visitantes na Praça Getúlio Vargas.
10h30min – Palco artístico e cultural na Praça Getúlio Vargas.
10h30min – Trilhas Ecológicas do Coração (TEC) – TEC Rio Ibirapuitã, TEC Ponte de Pedra e TEC Casa do Chapéu Preto. Saída: Praça Getúlio Vargas.
11 horas – Oficinas do Qorpo-Santo na Praça: Eu me remexo muito e Chapeleiros Loucos na Praça Getúlio Vargas.
12 horas – Piquenique e festival de Comida de Calçada na Praça Getúlio Vargas.
13h30min – Caminhada e Encontro de Bonecos e Teatro de Rua. Concentração: Rua Vasco Alves, Praça Getúlio Vargas, Rua General Vitorino, Rua General Sampaio, Rua Vasco Alves e Praça Getúlio Vargas.
16h30min – Show de encerramento na Praça Getúlio Vargas
Durante todo o dia: Tenda do Afeto Popular e Parque da LudiCidade
24 de outubro
9 horas – II Encontro do Programa Mais Médicos. Mesa redonda: “Mais Médicos, Mais Saúde, Mais Comunidade”. Local: Câmara Municipal.
Mais informações no Blog da Parada