02/08/2023
por Imprensa CRESSRS
A vice-presidenta do CRESSRS, Ana Lúcia Magalhães, participou, na noite de ontem (1º/08), da mesa de abertura da aula aberta “Construindo Caminhos para o Enfrentamento do Racismo Institucional”, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estiveram acompanhando a presidenta do CRESSRS, Cíntia Florence, e a professora Loiva de Oliveira, que compõe pela base a Coordenação do Comitê Gaúcho de Assistentes Sociais na Luta Antirracista.
A atividade foi organizada pelo Centro em Referência e Direitos Humanos da UFRGS, pelo curso de Serviço Social e pelo programa de Pós-Graduação do Serviço Social.
Ana Lúcia antecedeu as falas da Dra. Magali da Silva Almeida, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e da Mestra em Serviço Social, Angélica Kaingang, indígena formada pela 3ª turma do sistema de cotas da UFRGS. Elas ministraram importante momento de formação para as/os assistentes sociais, mencionando os resquícios da escravidão e do genocídio dos povos originários no Brasil.
Ana Magalhães ressaltou o quanto a categoria de assistentes sociais tem que olhar para as pessoas que atende em seu cotidiano, que são invisíveis para as políticas públicas e são, na maioria, pessoas negras. “Isso é responsabilidade de pessoas não pretas também”, diz ela. “Esse é um problema estrutural de toda a sociedade. Temos que romper as estruturas e devemos ter a parceria de pessoas não negras”, finalizou convocando todos os colegas para lutarem contra o racismo.
Foto: Divulgação