26/02/2024
por Imprensa CRESSRS
A 101ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH/RS) e 1ª reunião desse ano aconteceu, na tarde de 22/02, na Assembleia Legislativa do RS, de forma híbrida. Com representação no conselho, o CRESS RS participou da agenda na presença da vice-presidenta, Ana Lúcia Magalhães.
O CEDH/RS recebeu o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos humanos do RS, Fabricio Guazzelli Peruchin, para tratar sobre violência policial, em virtude do recente caso de truculência da Brigada Militar sofrida pelo motoboy negro Éverton Goandete da Silva, que de vítima de uma tentativa de homicídio virou alvo e indiciado pela polícia.
Os conselheiros/as repassaram algumas demandas e, também, solicitaram a parceria do Secretário para se somar em diálogos, como, por exemplo, com a Secretária de Segurança do Estado.
Também aproveitaram a oportunidade para dar continuidade ao planejamento da gestão do CEDH/RS e promoveram debates sobre a organização do Dia Internacional da Mulher e sobre os atos alusivos aos 60 anos do Golpe Militar de 1964.
Ficou decidido entre os presentes que a atividade em homenagem à luta das mulheres será realizada no dia 14 de março, data em que foi assassinada a vereadora carioca, Marielle Franco, e que ações de comunicação serão realizadas para denunciar o Golpe.
Descrição da imagem: fotografia com dez pessoas em volta de uma mesa acompanhando a audiência.