foto: Cristiane Moreira/CMPA
A conselheira Elisabete Ramos e a agente fiscal Cleonice Stefani estiveram numa visita conjunta com a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Porto Alegre - COSMAM ao Hospital de Pronto Socorro, na capital, no dia 14/02. A ideia era avaliar a situação do atendimento à população e condições de trabalho dos servidores. Segundo Elisabete, a equipe foi recebida por uma das diretoras do HPS Dra. Elisabeth Louguércio Collares. "O encontro com ela foi breve e não pudemos estabelecer uma conversa sobre a nossa visita".
Em reunião com os funcionários, houve muitos relatos de sobre as condições precárias dos atendimentos, falta de pessoal, assédio moral, perseguição aos trabalhadores, além das más condições dos espaços de atendimento à população e bloco cirúrgico em péssimo estado, de acordo com os funcionários presentes.
Relataram ainda que o Serviço Social não tem plantão à noite, feriados e finais de semana. Em visita ao setor de Serviço Social, as representantes do CRESS souberam também que não há sala com sigilo para atendimento. "Concluímos que todos os setores estão em condições precárias para atendimento à população. Os trabalhadores ainda enfatizaram a dificuldade de diálogo com a atual diretoria do HPS", contou a conselheira.
Cada entidade presente na visita fará um relatório específico de sua área e enviará à COSMAM. Há ainda um encaminhamento de paralisação dos servidores amanhã, dia 21. Estavam presentes vereadores, representantes do SIMPA, do Ministério Público e vários Conselhos Profissionais.