22/07/2015
No dia 10 de julho, o GT Serviço Social na Saúde esteve reunido na sede do CRESSRS. Além dos informes, foi iniciada a análise do relatório do Seminário Estadual “O trabalho do AS na Atenção Primária“, realizado no dia 15 de maio, que deve continuar na reunião de 14 de agosto.
por Assessoria de Comunicação do CRESSRS
No primeiro ponto da pauta, foi informada a participação do CRESSRS na Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu de 10 a 12 de julho, em Porto Alegre. O presidente do CRESS e conselheiro no Conselho Municipal de Saúde (CMS), Alberto Terres, relatou que o Fórum em Defesa do SUS iria apresentar uma moção aprovada na Plenária do CMS contra a criminalização dos movimentos sociais e do controle social. Também seria divulgada a moção da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.
Ainda nos informes, foi divulgada a presença de representantes do CRESSRS no Encontro Descentralizado da Região Sul, Comunicasul, Seminário das COFIs e Encontro Regional de Serviço Social, Regiões Fronteiriças e Fluxos Migratórios, de 16 a 18 de julho, em Curitiba, e na Conferência Municipal da Assistência Social, dias 14 e 15 de julho, na PUC/RS. Por fim, foi salientada a importância dos assistentes sociais se inserirem no debate do Plano Municipal de Atenção ao Idoso.
Integrante do GT SS na Saúde, a assistente social Laís de Freitas Oliveira apresentou seu projeto de pesquisa "Construção Social da demanda de trabalho do Serviço Social na Atenção Básica". O Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso foi apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Aperfeiçoamento Especializado da Residência Integrada em Saúde Coletiva, Ênfase em Atenção Básica, da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul. A orientadora é a Dra. Clarete Teresinha Nespolo de David e o co-orientador o Ms. José Fernando Kronbauer.
Segundo Laís, a pesquisa irá tratar de um estudo de caso da Unidade de Saúde da Família (USF) São Pedro – Distrito Partenon, na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre/RS. “O objetivo central é analisar a percepção dos trabalhadores sobre as demandas ao trabalho do Assistente Social na Atenção Básica em Saúde Coletiva”, explicou.
Conforme a síntese do projeto, a partir da mudança de modelo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as Estratégias Saúde da Família (ESF), o trabalhador Assistente Social desloca-se da atividade de assistência em saúde para a atividade de matriciamento e apoio as ESF junto aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). O lugar desta área de conhecimento na Atenção Básica em Saúde Coletiva é objeto de Estudo da gestão e da categoria. Esse estudo se dará via triangulação de métodos, por meio de levantamento de literatura, observação participante, levantamento de demandas atendidas e entrevistas com os trabalhadores de saúde da USF São Pedro. O propósito deste é contribuir para a reflexão acerca do tema no âmbito da Residência Integrada em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública e junto ao Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 10ª Região.
Ainda segundo Laís, a sua participação no GT SS na Saúde tem contribuído muito para a sua pesquisa e o enriquecimento do seus conhecimentos.
Na próxima reunião, dia 14 de agosto, das 14h às 16h, o GT SS na Saúde começará a elaborar o Seminário Estadual PET e Residência, que deverá acontecer neste segundo semestre. Os encontros são abertos a todos os interessados na sede do CRESSRS.
Foto: Katia Marko