02/07/2024
por Imprensa CRESSRS
A gestão Cress Presente e Forte – Serviço Social pela Democracia e as Seccionais de Pelotas e Caxias do Sul estiveram reunidas com as coordenações dos Núcleos de Base do CRESS-RS (NUCRESS) para realização do Conselho Pleno Ampliado do CRESS-RS, na última sexta-feira (28/06), na sede em Porto Alegre. A reunião aconteceu, excepcionalmente, no formato híbrido por causa das possíveis dificuldades com deslocamento devido ao desastre ocorrido no mês de maio de 2024, no Rio Grande do Sul.
A pauta central do encontro foi a situação de desastre no RS, que segundo avaliação das colegas atingiu a todos e todas, de formas diferentes, e trouxe inúmeros desafios enquanto profissionais do Serviço Social. Entre os pontos tratados no Conselho Pleno Ampliado, destacam-se as dificuldades encontradas nas relações com a gestões nos municípios e as limitações do poder público em relação à situação de calamidade.
As assistentes sociais também mencionaram a relação profissional e de voluntariado e como foi preciso demarcar a diferença entre assistencialismo e o trabalho do Serviço Social. Por outro lado, foi um momento onde foram bastante requisitadas como profissionais para lidar com a catástrofe.
Na oportunidade, a conselheira do CRESS-RS, Aline Vargas Escobar, e a coordenadora da Comissão de Nucleação e Interiorização e conselheira do CRESS-RS, Mariana Marques, apresentaram documento com as atividades realizadas pelo Conselho em decorrência do desastre, desde o começo das chuvas, no início de maio, até hoje. Entre as ações da gestão, estão as adequações no atendimento à categoria, a participação das representações do CRESS-RS nos espaços de controle social, as atividades como rodas de conversa, GTs e o I Ciclo de Debates Serviço Social e Desastres, com transmissões ao vivo no Youtube do CRESS-RS, além de nota conjunta e relação de medidas emergenciais para auxiliar a apoiar a categoria profissional publicadas junto com o CFESS e a disponibilização de um material de apoio sobre assistentes sociais em situação de calamidade.
As conselheiras também reforçaram aos NUCRESS o convite para participação nos GTs e no Comitê Gaúcho de Assistente Sociais na Luta Antirracista do CRESS-RS, espaços muito ricos de formação continuada e de debates acerca do exercício profissional. Após os informes, a reunião encerrou às 17h30. Estiveram presentes as coordenações dos NUCRESS Fronteira Noroeste, Novo Hamburgo, Sem Fronteiras, Celeiro, Centro Sul, Alvorada, Litoral Norte e Ijuí.
Descrição da imagem: fotografia dentro do auditório do CRESS-RS, com a presença de dez assistentes sociais, reunidas ao redor de uma mesa com o banner do CRESS-RS ao fundo.