10/08/2023
por Imprensa CRESSRS
A Gestão do CRESSRS reuniu-se, na tarde de 21/7, na sede do Conselho, em Porto Alegre, para reunião do Conselho Pleno Ampliado do CRESS 10ª Região, contanto com as representações das seccionais de Caxias do Sul e de Pelotas, com a representante da Comissão de Interiorização e Nucleação e coordenadoras dos Núcleos de Base do CRESSRS. Estiveram presentes os NUCRESS Capão da Canoa, NUCRESS Centro-Sul, NUCRESS Centro, NUCRESS Alvorada, NUCRESS Fronteira Noroeste e NUCRESS Canoas. Também participaram da reunião a assessora jurídica do CRESSRS e a Assessoria Técnica.
O encontro iniciou com uma apresentação, tanto das/dos integrantes da gestão do CRESSRS, triênio 2023-2026, quanto das representantes presentes. Em seguida, formou-se uma roda de conversas sobre os desafios e as estratégias para aprimorar a interiorização e a nucleação por meio dos NUCRESS. “Foi um momento importante de escuta das coordenações de NUCRESS, diagnóstico dos desafios e elaboração conjunta de estratégias para aprimorar a interiorização do CRESSRS”, afirmou a conselheira Mariana Marques Sebastiany, coordenadora da Comissão de Interiorização e Nucleação do CRESS 10ª Região.
Entre os desafios apontados pelas/os assistentes sociais, estão o atravessamento político partidário na dinâmica das relações da categoria; casos de assédio moral, a dificuldade de liberação dos empregadores para participar das atividades do conselho e as diferenças entre realidades nos espaços sócio-ocupacionais.
Já entre as estratégias levantadas pelas/os assistentes sociais presentes foram citados aumentar o espaço de educação permanente, ocupar o controle social; capacitar as representações do Cress em todos os espaços que integra; utilizar estratégias de defesa e valorização da profissão e fortalecimento profissional e mais espaço para a categoria falar sobre seu trabalho.
Segundo avaliação da presidente do CRESSRS, Cíntia Florence, o conselho ampliado conseguiu fazer um bom debate sobre as principais necessidades dos NUCRESS e seccionais, promovendo um espaço de escuta e trocas junto a atual gestão. “As estratégias discutidas serão aplicadas para que o conselho consiga representar, cada vez melhor, a categoria de assistentes sociais em seus espaços sócio-ocupacionais, no controle social e nas lutas em defesa das nossas bandeiras de luta”, avalia.
Foto: Divulgação