23/08/2023
por Imprensa CRESSRS
A convite da assistente social e docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Loiva de Oliveira, a conselheira vice-presidenta do CRESSRS, Ana Lúcia Magalhães, participou de uma das aulas do 3º semestre do curso de Serviço Social da universidade, na última sexta-feira (18/08). A aula foi um diálogo aberto com os acadêmicos e acadêmicas sobre as Bandeiras de Luta do conjunto CFESS/CRESS e a Luta Antirracista.
Ana Lúcia apresentou a pauta política do Serviço Social brasileiro, construída a muitas mãos, nos últimos anos, como um produto das plenárias deliberativas, que ocorrem anualmente no conjunto CRESS-CFESS, conforme previsto na Lei nº 8.662/93, que regulamenta a profissão de assistente social no Brasil.
Entre as pautas políticas do conjunto estão a defesa da profissão, a defesa da seguridade social e do financiamento das políticas públicas e dos quadros próprios nas três esferas do governo, defesa da gestão e melhores condições de trabalho para a categoria de assistentes sociais, defesa do controle social e da ética e dos direitos humanos, bem como posicionamento contrário a todas as formas de exploração e discriminação de classe, gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.
A conselheira também apresentou os debates que o Comitê Gaúcho de Assistentes Sociais na Luta Antirracista vem construindo nas bases do CRESSRS. Para ela, é muito necessário a reflexão sobre práticas racistas, expressas ou silenciadas, no cotidiano da formação profissional e na formação profissional deveria constar os conteúdos relacionados à temática das relações étnicos raciais para a qualificar a intervenção no cotidiano profissional.
Foto: Divulgação