20/03/2025
por Imprensa CRESSRS
A Luta Anticapacitista tem sido intensamente debatida pelo conjunto CFESS-CRESS como forma de defender esta bandeira de luta do Serviço Social. Através de resoluções e materiais de apoio, o conjunto entrega a categoria de assistentes sociais informações preciosas que ajudam a combater o capacitismo na profissão e dão luz a um tema ainda pouco difundido na sociedade.
Caminhamos para que a Luta Anticapacitista não seja apenas das pessoas com deficiência, mas sim para que todas e todos tomem como responsabilidade tornar o mundo um lugar mais acessível.
Consideramos que a principal barreira a ser superada é a de natureza atitudinal. Isso significa dizer que o investimento na estrutura física que, muitas vezes, assume o primeiro plano nas iniciativas mais comuns sobre o tema, não tem efetividade se não for devidamente acompanhado de investimentos nas mudanças de atitude de cada um de nós que convive ou atende pessoas com deficiência nas mais diversas instâncias da sociedade, entre elas, nos Conselhos de Profissão.
Disponibilizamos materiais que auxiliam nesta mudança de atitude e que podem ser utilizados na profissão, no atendimento às e aos usuárias e usuários e, até mesmo, socializado entre colegas. São materiais acumulados e produzidos, até aqui, pelo Conjunto CFESS-CRESS, com finalidade de combater o capacitismo e estabelecer condutas emancipatórias em relação ao exercício ético-profissional.
Confira o material produzido pelo Conjunto CFESS-CRESS:
- Resolução CFESS nº 992/2022 – ACESSE AQUI
Estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional do/a assistente social, regulamentando os princípios II, VI e XI inscritos no Código de Ética Profissional.
- “Glossário em Libras do Serviço Social” – ACESSE AQUI
O Glossário em Libras do Serviço Social do Conjunto CFESS-CRESS é um instrumento necessário para registrar os sinais utilizados no contexto do Serviço Social para uso em eventos e materiais da categoria profissional e para auxiliar também estudantes de graduação e pós-graduação. A validação desses sinais é uma construção coletiva da Comunidade Surda alinhada com os princípios do Projeto Ético-Político do Serviço Social.
- Relatório “Anticapacitismo e exercício profissional: perfil de Assistentes Sociais com Deficiência” – ACESSE AQUI
Relatório da primeira pesquisa nacional sobre o Perfil de Assistente Sociais com Deficiência do país, que subsidiou uma série de orientações e apontamentos compartilhados ao longo do triênio 2020-2023, a partir da criação do Grupo de trabalho (GT) sobre anticapacitismo e condições éticas e técnicas de trabalho de assistentes sociais com deficiência.
- Caderno da “Série Assistentes Sociais contra o preconceito: discriminação contra a pessoa com deficiência” – ACESSE AQUI
Os textos têm como objetivo orientar e estimular os/as assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito enfrentadas nos encaminhamentos cotidianos do exercício profissional – algumas ocasionais e outras afirmadas em aspectos sociais e culturais que afetam os sujeitos envolvidos.
SEMINÁRIO NACIONAL:
O ‘Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista’ acontece nos dias 4 e 5 de abril, na cidade de Recife/PE, e tem como objetivo fortalecer a compreensão da pauta da "Acessibilidade e Luta Anticapacitista" como um compromisso do Serviço Social brasileiro. O evento expressa o resultado da luta histórica da categoria de assistentes sociais, além de ser mais um marco na trajetória do Conjunto CFESS-CRESS, que há anos tem centrado esforços nas discussões que envolvem as pessoas com deficiência.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, pelo site do CFESS. Lembramos que o traslado e a hospedagem são de responsabilidade de cada participante! Venha com a gente debater em Recife mais este assunto intrínseco à nossa atuação profissional!
Descrição da imagem: card com ilustração que apresenta o símbolo da acessibilidade, pessoas fazendo os sinais da linguagem de Libras, um ramo de árvore símbolo do Código de Ética das e dos assistentes sociais e um punho cerrado. Em texto CFESS-CRESS e a Luta Anticapacitista: confira resoluções e materiais de apoio.