25/08/2015
A Comissão de Formação Profissional realizou sua reunião mensal no dia 8 de agosto, na sede do CRESSRS.
por Assessoria de Comunicação do CRESSRS
Participaram do encontro, Agnaldo Engel Knevitz (Conselheiro), Aline Aiko Galvão (Conselheira), Mailiz Garibotti (ABEPSS), Michael Lampert (ENESSO), Rosângela da Silva Almeida (Conselheira) e Tatiana Reidel (UFRGS). Justificaram ausência as seguintes entidades: IPA, UNIFRA, UNISINOS e FESSS. A reunião foi coordenada pela conselheira Rosângela da Silva Almeida.
A pauta tratou da Avaliação do Seminário Estadual de Formação Profissional (apresentação do vídeo do 90 EGAS); Perspectivas de debates sobre Formação e Exercício Profissional nas UFAs; Debate sobre o documento, explicitando o posicionamento das entidades CRESS, ABEPSS, ENESSO, FESSS, Unidades de Formação Acadêmica – UFAs sobre os 20% da carga horária dos cursos presenciais que podem, segundo a LDB, ser realizadas à distância; Articulação do Fórum Local em Santa Maria; V Encontro do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social; Oficina Regional da ABEPSS; Informes.
Confira os assuntos tratados e as respectivas definições:
1) Articulação do Fórum Local em Santa Maria, em 14/08/15. Foi manifestada a importância do debate sobre a incompatibilidade do Ensino à Distância e o Serviço Social, que conforme a programação do evento deveria articular uma discussão entre formação e fiscalização profissional. Com impossibilidade da presença das agentes fiscais e de conselheiros do CRESS na data do evento, foi ventilado o planejamento de um evento específico sobre este tema. Também foi destacada a importância de um maior amadurecimento sobre a discussão para a organização de um evento com esta temática, bem como, a possibilidade de parceria na organização do mesmo.
2) Avaliação do Seminário Estadual de Formação Profissional. Foi apresentando o vídeo do 90 Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais, produzido pela assessoria de comunicação do CRESS. Foi unanime a avaliação positiva e a ressalta da contribuição do mesmo para profissionais e estudantes, com destaque para a organização coletiva, que envolveu as entidades representativas da categoria (ENESSO, CRESSRS, ABEPSS e FESSS). Foram pontuadas as seguintes sugestões: espaço físico maior; a presença de somente um palestrante, para aprofundar o tema; realização do evento nos turnos manhã e tarde, com a proposta de criação de uma metodologia de oficina com as UFAs pela manhã e a realização da palestra no turno da tarde.
3) Oficina Regional da ABEPSS. Foi informada a realização da oficina, que neste ano será sediada no Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre, em 23 e 24 de setembro de 2015, na UFRGS – Porto Alegre (RS), tendo como objetivo fortalecer e acompanhar a formação profissional no Estado. Estão previstas as seguintes palestrantes: Profa. Ana Maria Baima Cartaxo, que fará a fala sobre Sistema de avaliação do MEC e a Profa. Tânia Kruger, que tratará do tema: residência em Saúde. A representante da entidade apresentou o ofício com a proposta de parceria com o CRESSRS, que deverá envolver a organização conjunta e o apoio com recursos financeiros, os segundos serão avaliados, de acordo com a disponibilidade financeira da entidade, em reunião de diretoria do CRESS e de Conselho Pleno.
4) Próxima Reunião (19/09/15): Combinou-se fazer o debate sobre os 20% da carga horária dos cursos presenciais que podem, segundo a LDB, ser realizadas à distância e elaborar um documento, explicitando o posicionamento das entidades CRESS, ABEPSS, ENESSO, FESSS, Unidades de Formação Acadêmica – UFAs sobre este assunto, que consta no Plano de Lutas do conjunto CFESS/CRESS. Definiu-se como agenda permanente: discutir e identificar perspectivas de debates sobre Formação e Exercício Profissional nas UFAs, salientando que uma ação nesse sentido é o encontro descentralizado da Comissão de Formação Profissional, que ocorrerá no dia 06/10/15 na UPF.