26/09/2018
Reunião do mês de setembro teve como pauta a apresentação do Relatório Azul 2017 e contou com representantes da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa/RS e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
A Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESSRS esteve reunida no último dia 13 para a apresentação do Relatório Azul 2017, publicação da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). A assessora Ariane Leitão acompanhou a reunião representando a CCDH. Segundo Leitão, o lançamento do Relatório Azul ocorreu em 09 de julho e, desde então, a CCDH tem feito visitas para as entidades atuantes na defesa dos Direitos Humanos a fim de divulgar a publicação e fortalecer as parcerias. O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente/RS (CEDICA) também esteve representado na reunião através de sua presidente, Lúcia Flesch.
O coordenador da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESSRS, Giovane Scherer, enfatizou a importância da articulação com a CCDH e com o CEDICA e relembrou a recente Audiência Pública que discutiu o Projeto de Lei do Estatuto da Adoção na ALRS, fruto dos esforços coletivos das entidades. Dando continuidade às discussões acerca da violação de direitos humanos sofridos por crianças e adolescentes, a reunião do dia 13 teve como encaminhamento a deliberação pela realização de um seminário estadual sobre o tema, por ocasião do mês de outubro, considerado mês da infância e da adolescência. Em breve, serão divulgadas mais informações.
Novidade a caminho
A assessora Ariane Leitão ainda anunciou que está em processo de construção uma edição comemorativa do Relatório Azul, temática sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Possivelmente, com lançamento até o final deste ano de 2018. “O objetivo é evidenciar a importância dos Direitos Humanos e a tradição do povo gaúcho na democracia e nas lutas pela garantia de direitos. É algo que precisa ser valorizado, especialmente na difícil conjuntura atual”, ela justificou.
Sobre o Relatório Azul 2017
O Relatório Azul traz reflexões sobre a temática dos Direitos Humanos e, ao mesmo tempo, oferece um panorama das violações e garantias destes direitos no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, durante o ano de 2017. A publicação dá visibilidade às bandeiras de luta e ações de monitoramento de entidades e movimentos sociais desta área - entre os quais, o CRESSRS, enquanto autarquia federal representante de uma profissão que tem nos Direitos Humanos um de seus princípios. Um dos artigos, intitulado "A defesa dos direitos humanos no trabalho profissional: desafios contemporâneos", tem entre seus autores/as conselheiros/as do CRESSRS. É de autoria de Agnaldo Knevitz, Giovane Scherer, Leila Thomassim e Loiva Machado.
O PDF do Relatório Azul 2017 está disponível para download. Acesse e confira!