19/09/2016
A partir de uma análise da atual conjuntura, a CEDH avalia as ações realizadas até o momento e planeja os próximos passos.
por Assessoria de Comunicação do CRESS
Na tarde da última segunda-feira, dia 12, aconteceu a reunião de setembro da Comissão de Ética e Diretos Humanos na sede do CRESSRS. Após uma rodada de apresentações das e dos presentes, houve uma breve contextualização sobre a Comissão e a seguir a introdução da pauta. Entre os temas em discussão: uma análise de conjuntura nacional, ações da Comissão em 2016 e metas para 2017.
O debate inciou em torno do contexto atual frente ao ataque ao Estado Democrático de Direito e as ameaças e retiradas de direitos da classe trabalhadora. Nesta análise o papel da mídia para legitimar o golpe de Estado foi destacado e houve reflexões sobre o compromisso ético e político da categoria profissional neste contexto, haja visto, a luta e a resistência histórica que as/os Assistentes Sociais travam na defesa intransigente dos direitos humanos;
Houve uma breve retrospectiva das ações já realizadas em 2016 ressaltando a organização e realização da Oficina antecedida ao 10º EGAS em 19 de Maio na PUCRS com tema da “Comunicação como um Direito Humano”. Foi feita a proposta de eventos anuais de âmbito estadual, à exemplo do I Seminário Estadual sobre Serviço Social e Direitos Humanos em 15 de Maio de 2015. Também ocorreu em 11 de Março o Seminário Estadual sobre Serviço Social e Sigilo Profissional e será realizado em 23 de Setembro o I Encontro com Agentes Multiplicadores do Curso Ética em Movimento.
Ainda neste, a Comissão planeja realizar: a)uma oficina intitulada “O que te mobiliza para a defesa dos direitos humanos?” com representações dos NUCRESS no dia 28 de Outubro, quando ocorre a Reunião de Conselho Pleno Ampliado; b)duas reuniões descentralizadas junto aos NUCRESS, tendo como indicativo 30/09 no NUCRESS Alvorada e 21/10 no NUCRESS Vinhedos; c)duas rodas de conversa nas UFAS, tendo como indicativo na ULBRA-Canoas em 10/10 e na UFSM ou UNIFRA em 11/11, mediante disponibilidade das mesmas, que serão confirmadas em contato com as coordenações dos cursos.
Sugere-se que para 2017 sejam mantidas as reuniões mensais, sendo revezadas com Reuniões na Sede do CRESS, configurando-se como uma forma de Educação/Formação Permanente e Reuniões descentralizadas com rodas de conversa sobre Serviço Social e Direitos Humanos trazendo este debate para os NUCRESS e espaços sócio ocupacionais. Proposta de realizar ao menos um evento de âmbito estadual. Além disso surge a ideia de estabelecer parceria com UFAS para criar módulos de formação referente às temáticas abarcadas pela Comissão.
A Comissão de Ética e Direitos Humanos esteve em representação do CRESSRS na reunião de organização da Frente de Combate à Mortalidade Juvenil em Porto Alegre na PUCRS em convite do Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas-GEJUP e passará a integrar este coletivo.
Abrindo os informes, a assistente Social, Greice, apresentou o Movimento “+ Direitos + Democracia”, maiores informações disponíveis em http://maisdireitosmaisdemocracia.org.br/. Foi feito o comunicado da Assembleia Geral do CRESS em 28/10, e informado sobre o Processo Eleitoral para próxima gestão 2017/2020 que irá se instaurar em breve à partir da constituição da Comissão Regional Eleitoral.
A próxima reunião da Comissão de Ética e Direitos Humanos acontecerá na sexta-feira, dia 30/09 às 08 horas junto ao NUCRESS Alvorada que ocorre junto à sede do CREAS, sito à Rua Mariz e Barros, N° 82 no Bairro Americana.